Introdução: Os professores são uma classe de trabalhadores que apresentam grande incidência em LER/DORT. Isso pode ser justificado pela sobrecarga de trabalho, a longa jornada na postura ortostática e também aos movimentos repetitivos. A maioria das queixas são dor lombar, dor no pescoço e ombro. (Ferrari, 2024) A massagem terapêutica provoca o aumento de suplemento no sangue e de oxigênio às áreas massageadas, condicionando o seu aquecimento e o consequente alívio da dor e redução de contraturas musculares. Além destes efeitos diretos sobre as áreas intervencionadas. Proporciona indiretamente uma diminuição do estresse melhorando situações de ansiedade e de depressão e provocando relaxamento. (Sousa, et.al, 2022) Objetivo: Relatar sobre a percepção dos acadêmicos nas tensões musculoesquelética dos docentes da Faculdade Uninta Itapipoca. Metodologia: Trate-se de um relato de experiencia realizada na Faculdade Uninta Itapipoca no dia 08 de março de 2024 promovido pelos os integrantes do Grupo de Extensão Movimentar. Foi realizado um momento de relaxamento para os docentes com as técnicas liberação miofascial, ventosaterapia e mobilizações articulares com objetivo de aliviar as tensões e algias musculares. Resultados: Ficou evidente que os docentes apresentam por consequência de suas longas jornada de trabalho bastante tensões musculoesqueleticas, sendo assim queixam-se de algias nas principais regiões: região lombar, região cervical e região de punho causando impactos na funcionalidade pois afeta as suas capacidades de desempenhar as atividades de vida diária prejudicando assim no ambiente de trabalho e qualidade de vida. Além disso, é perceptível que os mesmos não tem adotado as medidas preventivas que são abordados na ergonomia do trabalho. Conclusão: Portanto, podemos concluir que os maus hábitos no ambiente de trabalho têm causado prejuízos nos indivíduos, pois os mesmos veem desenvolvendo patologias relacionadas a este ambiente. Dessa forma, é necessário a implementação de ações sobre a conscientização da ergonomia no ambiente de trabalho com intuito de prevenimos a evolução das lesões por esforço repetitivo evitando complicações futuras.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca