Introdução: Projetos como a monitoria acadêmica dentro de uma instituição desempenham um papel crucial no impacto positivo do desempenho acadêmico, na permanência de alunos e no desenvolvimento de habilidades que podem abrir portas no mundo profissional. A Bioquímica Básica por sua vez é essencial dentro das áreas da saúde pois fornece a base cientifica necessária para o entendimento da relação entre o ser humano e a saúde. Na nutrição os processos de digestão e metabolismo, o conhecimento dos nutrientes e a interpretação de pesquisas e estudos científicos só é possível com o entendimento da bioquímica, por isso a monitoria se torna um caminho necessário para o apoio e fixação do conteúdo repassado pelo professor dentro de sala. A monitoria tem sido a forma mais eficaz de alcançar o suporte necessário para a oferta de orientações personalizadas, esclarecendo teorias complexas e estratégias de estudos eficazes. Objetivo: Relatar a importância da monitoria acadêmica na disciplina de Bioquímica Básica na promoção do sucesso estudantil. Método: Refere-se a um relato de experiência, qualitativo sobre a importância da monitoria para o conhecimento pessoal e conjunto da disciplina de bioquímica básica, realizada no curso de Bacharelado de Nutrição no semestre de 2023. Resultados: Todo processo de monitoria foi idealizado pelo desejo da aluna-monitora de revisar e aprofundar os conhecimentos na bioquímica básica para a melhora da compreensão de bioquímica metabólica. A partir desse anseio foram realizados encontros solicitados pelos alunos para explicação, tira dúvidas dos conteúdos repassados em sala de aula e o auxílio na realização das atividades e trabalhos junto aos discentes. A presença em aulas práticas realizadas no Laboratório de Bioquímica e no Laboratório de Bromatologia, onde foi necessário a preparação dos materiais utilizados e o auxílio aos discentes com as soluções utilizadas nas práticas. A orientação das atividades realizadas dentro e fora de sala foram fundamentais para uma boa monitoria e para que os alunos adquirissem um conhecimento mais consistente do conteúdo, refletindo em maiores notas nas avaliações parciais. Conclusão: Seguindo essa lógica, a monitoria acadêmica desempenha um papel primordial dentro do ensino superior. Uma vez que proporciona a oportunidade de um aluno se aprofundar no conteúdo e ter uma experiencia da docência, dando suporte aos alunos, resultando em maiores chances de um melhor aprendizado na construção de habilidades individuais e coletivas. Os ensinamentos adquiridos junto ao professor orientador ligam-se à carga intelectual e social do aluno monitor, indicando novos horizontes e perspectivas profissionais.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca