Introdução: As mídias sociais se tornaram uma ferramenta vital para a comunicação e disseminação de informações, por isso, o aumento significativo no engajamento on-line, com mais pessoas compartilhando suas experiências, emoções e opiniões sobre diferentes assuntos e aspectos do próprio conhecimento. O grupo de extensão MarkNutri, tem como objetivo usar do alcance das mídias sociais como meio de divulgação das ações que ocorrem dentro do curso de Bacharelado de Nutrição, estimulando aos alunos participantes a utilizarem do meio criativo para tal interação. Objetivo: Relatar o desenvolvimento do projeto MarkNutri pergunta e alunos respondem dentro de uma mídia social como meio de comunicação entre alunos e professores. Método: Trata-se de um relato de experiência, de abordagem quanti-qualitativa, de natureza descritiva, sobre o desenvolvimento de um projeto de extensão na plataforma do Instagram®, realizado por acadêmicos, sendo desenvolvido através da orientação do docente que direcionou a orientação no grupo de extensão no semestre de 2023. Resultados: O projeto desenvolvido, dentro dessa plataforma da rede social é o MarkNutri pergunta e alunos respondem, que tem por finalidade, trazer assuntos do meio acadêmico de interesse dos alunos e fazer cobertura de eventos comemorativos que são de grande importância para o desenvolvimento pessoal e social dentro do curso. O primeiro vídeo foi realizado em comemoração ao dia dos professores, no qual os alunos ressaltaram de maneira particular o que cada professor do curso de nutrição representava na caminhada acadêmica, o vídeo teve alcance de 1.004 visualizações, 54 perfis curtiram e 14 comentaram. Houveram 14 compartilhamentos e 84 interações totalizando um alcance de 451 contas. O segundo vídeo foi a cobertura da cerimônia do jaleco do semestre 2023.2, que é um rito de passagem para todos os alunos onde representa o compromisso e dedicação à profissão. O vídeo totalizou 1.095 visualizações, 44 curtidas, 7 comentários e 17 compartilhamentos. O alcance chegou a 555 contas gerando uma nova visita ao perfil e 70 interações no post. Conclusão: Observando as métricas é possível afirmar que o projeto MarkNutri pergunta e alunos respondem é uma forma de aumentar o engajamento social entre alunos e de uma maneira desenvolta manter as informações do curso ativa por meio digital.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca