Introdução: É certo que a disciplina entre as crianças no meio escolar deve ser encorajada. Entretanto, se faz de extrema importância reconhecer que a educação punitiva, muitas vezes utilizada como metodologia de ensino, pode provocar efeitos prejudiciais no desenvolvimento pedagógico e emocional do aluno. A educação não-violenta, por outro lado, ganha importância uma vez que se baseia na proposta de que as relações entre educadores e crianças devem ser mais conscientes e respeitosas para aprender habilidades sociais, autoconhecimento e empatia. Objetivo: Expor o impacto da educação não-violenta na formação educacional das crianças. Método: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo revisão narrativa de literatura sobre o efeito da educação não-violenta no desenvolvimento educacional das crianças. As buscas aconteceram durante o período de abril de 2024 com o apoio das bases de dados acadêmicos, Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico. Portanto, a busca permitiu a identificação de quatro artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos. Resultados: 75% dos artigos mencionaram que o uso da educação não-violenta levou a melhorias significativas no ambiente escolar, como diminuição do comportamento agressivo entre os alunos e aumento da participação e engajamento nas atividades escolares. Junto a isso, há uma melhoria de autoestima e autoconfiança em alunos submetidos a práticas educacionais não violentas, conforme relatado em 50% dos estudos. Conclusão: Os resultados obtidos demonstram que uma educação não-violenta tem um impacto positivo na formação educacional das crianças, possibilitando um ambiente escolar mais colaborativo e seguro. Por fim, é importante ressaltar que a implementação da educação não-violenta requer um compromisso coletivo e contínuo por parte de todos os envolvidos na educação, incluindo educadores, pais e gestores escolares. Para que através dessa colaboração e do investimento em abordagens educacionais que posicionem o diálogo, o respeito e a resolução de conflitos, seja possível construir um futuro mais justo, pacífico e equitativo para as gerações futuras.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca