WhatsApp®: uma ferramenta de motivação e integração para mudança de hábitos alimentares

  • Autor
  • José ícaro Silva de Brito
  • Co-autores
  • Paulo Nathan Couto Ferreira , Argeanne de Sousa Cavalcante , Ana Hívina Vasconcelos Silva , Maria Ludimila de Souza Davi , Juliana Braga Rodrigues de Castro
  • Resumo
  • Introdução: Atualmente a utilização de recursos tecnológicos informativos e educativos são vistos de  uma forma de incentivo, autocuidado e acompanhamento nutricional. Existem estudos recentes que promovem que a utilização do WHATSAPP® como ferramenta de compartilhamento de conteúdo informativo em saúde tem de fato contribuído com a melhora de aprendizado das pessoas sobre autocuidado e saúde, principalmente doenças crônicas com potencial preventivo, como diversos tipos de doenças crônicas, como os cânceres, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, dentre outras. Esse recurso tem sido cada vez mais utilizado no âmbito de promoção a saúde, pois viabiliza o compartilhamento de conteúdos informativos em diferentes formatos, como mensagens de texto e de voz, vídeos e imagens, além de permitir uma troca direta de experiência. Objetivo:Descrever um projeto de educação nutricional que envolve a utilização do recurso do WHATSAPP® como promotor de motivação e interação em um grupo de pessoas.Método: Os extensiosnistas do curso de Nutrição do Centro Universitário Inta UNINTA Campus Itapipoca, participantes do projeto Nutrindo Saberes, realizaram o primeiro contato com o grupo de colaboradores de uma organização não governamental que estava objetivando a perda de peso e promoção e a busca pela qualidade de vida, foi realizado a apresentação dos 10 passos da alimentação saudável e a primeira avaliação nutricional do colaboradores, após esse primeiro momento, decidiu-se em coletividade criar um grupo na plataforma de comunicação chamada WHATSAPP® na perspectiva de uns motivar aos outros e manter uma interação entre os participantes, sempre buscando compartilhar o dia a dia como apresentando a evolução no processo alimentar e na prática de atividade física. Tendo como proposta fundamental a inspiração uns nos outros para buscar e melhorar a qualidade de vida.  Os colaboradores trabalham na mesma empresa conhecem a realidade da rotina de cada um e acabam ajudando a traçar estratégias de mudanças no contexto diário, e o papel dos acadêmicos de Nutrição está na perspectiva de tirar dúvidas, elogiar o esforço, e apresentar dicas de alimentação e práticas de atividade física. Resultados: Os resultados desse projeto estãosendo diários, o projeto ainda está em andamento. Oacompanhamento, interação e motivação vêm ajudadobastante como incentivo aos colaboradores, todos os dias há mensagens de elogios, pois todos estão em busca de uma qualidade de vida, tanto na alimentação quanto na prática de algum exercício físico, é perceptível o grau de vinculação formado pelo grupo o que gera força e motivação para o andamento do processo de mudança de hábitos de vida. ConclusãoA conclusão desse projeto e que, através de uma plataforma de mensagem e compartilhamento de informações, e possível ajudar a todos para uma boa qualidade de vida, pois a internet e um acesso que hoje em dia facilita muito o compartilhamento de informações, e todos tem acesso, a utilização da plataforma de mensagens WHATSAPP® ajuda bastante em acompanhamento a distância, pois a promoção a saúde vem sendo bastante procurada, para evitar doenças crônicas, mas sua eficácia ainda necessita de mais estudos.

  • Palavras-chave
  • Promoção da saúde; Nutrição; Mediação tecnológica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • II Mostra de Extensão
Voltar Download

O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

  1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS
    • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
    • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais de todos os cursos tanto do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
    • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
    • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
    • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior(orientador). Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
    • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

  • II Mostra Institucional de Estágios
  • IV Mostra de Monitoria
  • II Mostra de Extensão
  • I Mostra Científica de Pesquisa

Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca

Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca