JOGANDO E APRENDENDO: O POTENCIAL DE UM JOGO DE CARTAS PROMOVENDO UMA ALIMENTAÇÃO INFANTIL ADEQUADA..

  • Autor
  • PAULO NATHAN COUTO FERREIRA
  • Co-autores
  • ARGEANNE DE SOUSA CAVALCANTE , JOSÉ ÍCARO SILVA DE BRITO , ANA HÍVINA VASCONCELOS SILVA , MARIA LUDIMILA DE SOUZA DAVI , JULIANA BRAGA RODRIGUES DE CASTRO
  • Resumo
  • Introdução: A alimentação saudável para as crianças é capaz de aumentar de forma positiva o desenvolvimento, a aprendizagem, melhora o sono e proporciona muitos outros benefícios ao longo da vida, jogos lúdicos contribuem para o desenvolvimento das crianças, tornando as atividades e informações sobre educação alimentar e nutricional mais prazerosas. Assim, dentro do Projeto de extensão Nutrindo Saberes, nós extensionistas do curso de Nutrição do Centro Universitário UNINTA Campus Itapipoca, desenvolvemos um jogo de cartas com perguntas e ações sobre alimentação adequada, o qual usamos em uma ação para crianças do quinto ano do fundamental com idades de oito a dez anos. Objetivo: Possibilitar um aprendizado e compreensão sobre alimentação adequada, a partir de jogos e brincadeiras pedagógicas, fazendo com que esse saber seja levado e colocado em pratica de forma positiva no seu cotidiano, pois o jogar e o brincar são atividades de extrema importância na infância para o desenvolvimento de sua autonomia. Método: Após breve discussão sobre alimentação adequada, o tema foi trabalhado da seguinte maneira: os alunos foram divididos em duas equipes com doze participantes, onde cada integrante tirou uma carta do baralho e um aluno de cada vez descobria se sua carta era uma pergunta ou uma ação, sobre o que é certo e errado para ter uma alimentação saudável. Ao final, quando o último integrante de cada equipe respondeu ou descobriu o que tinha em sua carta, foi somado o placar de quanto valia cada carta informativa e a equipe com mais pontos era a vencedora. Após terminar a dinâmica com o jogo de cartas, entregamos uma cartilha com atividades diversificadas sobre a temática da dinâmica, afim de potencializar o saber sobre uma alimentação adequada. Resultados: Identificou-se que a partir do jogo de cartas sobre alimentação saudável, as crianças interagiram com o processo e apresentaram já possuir um conhecimento prévio sobre alimentação adequada o que contribuir e fortaleceu ainda mais o momento educativo. Percebemos que o lúdico e a forma divertida de aprendizagem usando jogos, motiva e incentiva a promoção da alimentação saudável que é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças.  Conclusão: Atividades lúdicas e dinâmicas sobre alimentação adequada são estratégias promissoras na promoção da saúde, pois são uma forma de conscientização sobre o que nossas crianças devem comer e como isso irá refletir nos adolescentes e adultos que eles irão se tornar. Sendo assim concluímos que informações sobre alimentação saudável está ligada essencialmente a vida, ajudando potencialmente o crescimento e desenvolvimento da saúde integral das crianças, nos aspectos sociais, educacionais, psicológicos e culturais.

  • Palavras-chave
  • Educação alimentar e nutricional; Ludicidade; Crianças.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • II Mostra de Extensão
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O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

  1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS
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    • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior(orientador). Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
    • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

  • II Mostra Institucional de Estágios
  • IV Mostra de Monitoria
  • II Mostra de Extensão
  • I Mostra Científica de Pesquisa

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