Introdução: Para desenvolver o tema escolhido, com foco na alimentação saudável e na relação de crianças em idade escolar com hábitos alimentares, buscou-se por estratégias efetivas e inovadoras, visando uma abordagem mais participativa e interativa, envolvendo não apenas as crianças, mas também seus educadores. A roda de conversa tem se mostrado uma abordagem promissora para a promoção da adequação alimentar em crianças, pois proporciona um espaço de diálogo e troca de experiências, promovendo a conscientização e a adoção de hábitos saudáveis desde a infância. Objetivo: Apresentar uma ação em saúde no formato de roda de conversa com crianças do ensino fundamental em uma escola de ensino privado, sobre alimentação saudável. Método: Trata-se de uma relato de experiência desenvolvida por extensionistados curso de Nutrição do Centro Universitário IntaUNINTA Campus Itapipoca. A atividade consistiu em uma roda de conversa inicial que teve como pergunta disparadora: Você sabe o que é uma alimentação saudável? Diante desse primeiro questionamento surgiram muitas respostas, e um processo de interação entre as crianças e os extensionistas gerando um processo rico de informações. Durante a atividade, todos foram ouvidos e tiveram espaço para tirarem dúvidas e relatarem suas vivências. Foi utilizado como dinâmica educativa, um quizcom cartas, nas quais sugeriam hábitos alimentares saudáveis e não saudáveis, sendo as crianças divididas em duas equipes a fim de que em forma de gincana, pudessem responder as perguntas que somavam pontos. Resultados:Ao final das atividades, pôde ser observado que em tese todas as crianças já tinham conhecimento prévio sobre o assunto, já conheciam maneiras de ter hábitos alimentares mais saudáveis. Fato interessante que foi observado nesse processo é que a temática nutrição e hábitos saudáveis está transversalizando o ambiente da educação infantil favorecendo e fortalecendo vínculos com alimentação adequada. Ficou perceptível que mesmo em idade escolar já existe uma prévia conscientização, que juntamente com o conhecimento adquirido neste momento de interação, reflete um impulso para que estes resultados sejam cada vez mais promissores. Conclusão: Através do diálogo aberto, do compartilhamento de experiências e do estímulo à participação ativa, essa estratégia pode contribuir significativamente para a formação de hábitos saudáveis desde a infância. Ao promover a conscientização e a reflexão sobre a importância da alimentação equilibrada, a roda de conversa envolve não apenas as crianças, mas também suas famílias e educadores, ampliando o impacto positivo dessa prática. Dessa forma, reforçamos a importância de investir em iniciativas que valorizem o diálogo e a participação ativa, visando à promoção da saúde e do bem-estar das crianças.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca