Gameterapia no tratamento de pacientes com lesões cerebrais: Uma revisão de literatura

  • Autor
  • João Pedro Cunha da Silva
  • Co-autores
  • Juliana Rayane Sousa , Cyntia Monteiro Vasconcelos
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano da sociedade moderna, auxiliando em atividades rotineiras como também dando mais praticidade aos indivíduos. Na área da saúde, as inovações tecnológicas que vem trazendo resultados é a Gameterapiaque auxilia os pacientes com lesões cerebrais por meio de realidade virtual há desenvolver habilidades motoras e sensoriais como também, retornar a hábitos antigos da sua rotina antes da lesão. O objetivo do presente estudo é garantir uma melhoria significativa na vida dos pacientes de uma maneira mais acessível e inovadora. OBJETIVO: Revisar na literatura científica os benefícios que a Gameterapia trás para a qualidade de vida dos pacientes que tiveram um Acidente Vascular Encefálico ou então Paralisia cerebral ajudando na melhora das suas funções motoras e cognitivas.MÉTODOS:Trata-se de uma revisão da literatura por meio da busca na Biblioteca Virtual em Saúde - BVS, utilizando os seguintes descritores: "game terapia" AND " deficiência intelectual" , totalizando 11  artigos. Foram utilizados filtros para refinamento da pesquisa que são: Bases de dados: “MEDLINE” e “LILACS”; Assunto Principal: “Modalidades de Fisioterapia”, “Realidade Virtual”, “Jogos e Brinquedos” “Reabilitação ”, “Neoplasias” e “Deficiência Intelectual’; Idioma: “Espanhol” e “Português”; Intervalo de Publicação: “2014 - 2024”. Após a aplicação dos filtros resultou-se em 04 (quatro) artigos, pelos quais após a leitura dos objetivos e resultados, foram selecionados quatro artigos que atendiam a temática proposta do estudo.RESULTADOS: Os resultados dos estudos, mostraram que o vídeo game e também o desenvolvimento de softwares que simulam a vida real contribuíram para uma melhora nas habilidades cognitivas. CONCLUSÃO: A introdução de meios tecnológicos na área da saúde se mostrou bastante promissora de acordo com os estudos que foram analisados como uma nova estratégia para atender os pacientes que possuem lesões encefálicas e suas limitações. Concluímos que ocorreu um aumento progressivo na melhora das habilidades motoras e sensoriais.

  • Palavras-chave
  • Deficiência intelectual ; Gameterapia e Inovação Tecnológica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I Mostra Científica de Pesquisa
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O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

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