Introdução: A criação de programas de monitoria é de extrema importância para a graduação, sendo uma forma de auxílio e suporte para os estudantes. Nos semestres iniciais, ciclo estruturante, do curso médico é notável as dificuldades dos estudantes em relação a assuntos relacionados a química e biologia molecular. Desse modo, a monitoria surge para auxiliar no ensino das Bases moleculares dos Seres Vivos e na compreensão desses conceitos com a clínica. Objetivo: O objetivo do seguinte trabalho é retratar a experiência como monitor da disciplina de Bases Moleculares dos Seres Vivos, ressaltando as principais adversidades e contribuições durante o processo da monitoria. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do gênero relato de experiência, abordando as vivências do acadêmico-monitor do módulo de Bases Moleculares dos Seres Vivos no semestre 2024.1 no curso de medicina. Resultados: Ao longo do período como monitor, foram identificadas dificuldades por parte dos estudantes com relação aos assuntos associados a bioquímica. O módulo de bases moleculares contempla conhecimentos de bioquímica, biologia molecular e biologia celular, porém, os conceitos relacionados ao metabolismo e a integração metabólica são mais desafiadores para os estudantes de modo geral. Além disso, observa-se a dificuldade em relacionar essas temáticas com a parte fisiológica e condições patológicas que serão necessários para a clínica médica. Provavelmente, isso se dá ao fato do módulo ser o primeiro contato dos estudantes ao curso de Medicina, sendo um período de adaptação às novas mudanças enfrentadas pelos estudantes. Outros fatores que podem ser destacados são a responsabilidade do estudante no ensino superior, novas metodologias e modelos de avaliação diferentes das quais estão familiarizados. Além disso, vale destacar que alguns estudantes chegam a graduação com deficiências do ensino médio em relação as áreas da ciência, especialmente biologia e química, tornando a aprendizagem mais desafiadora em meio ao ritmo de estudos exigido no curso de medicina. Para o monitor, a monitoria tem como função trabalhar aspectos de verbalização e apresentação, sendo habilidades indispensáveis para a formação e atuação médica. Além disso, a monitoria exige um aprofundamento e domínio da disciplina por parte do monitor, que é de suma importância para os próximos semestres, tendo em vista que a compreensão dos conceitos de biologia molecular e biologia celular são a base para o entendimento dos conteúdos do ciclo clínico. Conclusão: Portanto, a monitoria é um programa fundamental para a construção do conhecimento dos monitorados, garantindo-os um apoio para o entendimento da disciplina. Em relação ao monitor, ele desenvolve conhecimentos e habilidades interpessoais relevantes para um futuro profissional da área da saúde, além de se aproximar com a docência, desenvolvendo suas capacidades de comunicação.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca