Introdução: A vivência prática dentro do campo de estágio é requisito para a obtenção do grau de graduado em todo e qualquer curso de nível superior. No campo de atuação do estágio supervisionado I em Fisioterapia, no ambiente da Clínica Escola Universitária (CEU), nos deparamos com casos diversos, desde traumas ortopédicos até processos fisiopatológicos como o Câncer de Mama. Por consequência temos como conduta os atendimentos de reabilitação a mulheres que passaram por cirurgia de retirada da mama, quadrante do seio e esvaziamento de axila. Objetivo: Ressaltar a importância do Estágio Supervisionado dentro da formação acadêmica do discente, mostrar o modelo de vivência prática voltada para o conhecimento de áreas diversas de atuação do profissional fisioterapeuta e trazer os conhecimentos adquiridos durante a prática nos estágios para contribuir com a pesquisa científica. Método: Trata-se de um relato de experiência no estágio supervisionado I, realizado na Clínica Escola Universitária (C.E.U) localizada no município de Itapipoca no Estado do Ceará, no período de 05 de março de 2024 a 16 de maio de 2024. As intervenções foram realizadas no ginásio da C.E.U com a paciente J.R.C, que chegou a Clínica mediante a encaminhamento do seu médico oncologista. O primeiro contato foi realizado no dia 25 de março de 2024 através de consulta com o discente e a preceptora. Foram realizadas a anamnese, avaliação cinético funcional e avaliação de sinais vitais, após a consulta aa paciente iniciou seu plano de tratamento, com atendimentos nos dias de terça-feira e quinta-feira com duração máxima de uma hora por atendimento e por dia na semana. A cada atendimento era feito a evolução da paciente para podermos mensurar os ganhos em relação a amplitude de movimento (ADM), os ganhos potencializam as melhoras e consequentemente, essa paciente poderia ter alta mais rápido a depender desses resultados. Resultados: Podemos observar que dentro da perspectiva de atuação dentro dos Estágios Supervisionados que o acadêmico tem uma noção real de como será sua atuação como futuro profissional da área, além de que, o contato direto com o paciente é importante para conhecer mais sobre as patologias estudadas em sala de aula e aplicação direta do que foi aprendido nas aulas. Conclusão: Conclui-se, portanto, que a prática dentro dos estágios supervisionados é necessária e importante para a formação completa do acadêmico, sem essa vivência o aluno, que futuramente será um profissional, poderia não desenvolver aptidões relacionadas a sua atuação prática, o que ocasionaria uma dificuldade na realização de seu primeiro atendimento ao paciente.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca