Introdução: O ensino problematizador proposto por Freire reforça a ideia da construção conjunta do conhecimento, desvinculando-se do saber apenas memorizado e transmitido, na qual o outro por meio dele mesmo aprenda e desenvolva pensamento crítico-reflexivo. Nessa perspectiva, o ensino no âmbito da saúde corrobora para o desenvolvimento do profissional fragmentado do modelo biomédico, ressignificando as técnicas e o fazer saúde, por meio da problematização na qual permite que durante a prática educativa o outro provoque mudança diante da situação vivida. Desse modo, o ensino problematizador torna-se uma importante metodologia para a reflexão do acadêmico de enfermagem, quando ao ser sujeito, cuidador e educador. Objetivo: Descrever a utilização da metodologia Freiriana, a partir de atividades de educação em saúde desenvolvida pelos acadêmicos, no processo de ensino aprendizagem na disciplina de Didática aplicada a Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Inicialmente, o uso da metodologia problematizadora como ferramenta utilizada pelos acadêmicos, surgiu como prática educativa para interação com os usuários durante a assistência em saúde, visando o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem. A metodologia foi vinculada à disciplina de didática aplicada à enfermagem, durante o segundo semestre do ano de 2023, com a participação de aproximadamente 50 discentes, sob orientação do docente da disciplina. Compactando com a própria estratégia de ensino da disciplina, proposta pelo docente, a atividade problematizadora seguiu as seguintes etapas: 1) processo ensino-aprendizagem, na qual consiste na construção de um material teórico para abordagem com um público específico, em grupo; 2) metodologia de ensino e comunicação, com a desenvolvimento do trabalho de forma didática; 3) técnicas de ensino e didática, contando com a apresentação e aplicação dos trabalhos pelos grupos. Sendo realizado, por fim, a avaliação da aprendizagem pelos próprios discentes enquanto educadores em saúde. Resultados: O processo de ensino-aprendizagem por meio da problematização instigou o aluno a refletir e avaliar a ação transformadora até nas situações concretas do dia a dia, de modo que ocorra um retorno crítico dessas situações, permitindo a construção e reconstrução de pensamentos pré-estabelecidos, corroborando para o desvencilhamento do conhecimento e a transformação do pensar. Logo, a atuação do enfermeiro frente ao fazer saúde compreende a transformação e a educação permanente do sujeito, visto que a educação se constitui como processo de autonomia do educando. Mesmo diante da disparidade e complexidade dos indivíduos e as questões específicas por eles apresentadas, é importante que o profissional de enfermagem para além dos saberes técnicos e biológicos, consiga compreender e entender a quem e o que ele quer atingir de forma significativa, integral e assistida. Sendo por meio dessa abordagem avaliar e analisar as atividades de ensino dos futuros enfermeiros e desenvolvimento da comunicação efetiva e lúdica durante o processo de ensino-aprendizagem em enfermagem. Conclusão: Portanto, a perspectiva problematizadora durante a formação acadêmica reafirma o enfermeiro como agente transformador e educador, mais do que apenas um cuidador, trabalhando frente a organização e planejamento referente ao processo de ensino-aprendizagem para a compreensão do saber e fazer saúde.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca