Introdução: As discussões acerca do ambiente universitário e suas consequências para a vida psicoemocional dos estudantes estão se tornando ainda mais frequentes. É perceptível, inclusive, a maior suscetibilidade ao desenvolvimento de transtornos mentais entre os universitários do que na população em geral. A cobrança, o medo do desconhecido e a imposição externa culminam na construção de uma atmosfera de estudo preocupante no que tange a saúde mental, aumentando as taxas de depressão e suicídio, elucidadas em diferentes estudos, reforçando o prejuízo emocional e psicossocial aos quais os acadêmicos do curso de medicina estão submetidos. O acadêmico do curso de medicina encontra-se em uma jornada integral, com alto grau de exigência, necessitando internalizar vasta diversidade de conteúdos em tempo restrito, não somente referentes aos saberes acadêmicos, mas especialmente às habilidades que possibilitam as relações interpessoais, ao lidar com sentimentos, sofrimentos e a morte, envoltos em contexto de profunda competitividade, privação de lazer e insegurança técnica. Objetivo: Analisar, por meio de uma revisão de literatura, os principais fatores que levam ao adoecimento mental dos estudantes de Medicina, e as consequências de tal fato na vida acadêmica e pessoal. Método: Trata-se de um estudo exploratório, por meio de uma pesquisa de revisão de literatura, desenvolvida com a análise de dados existentes no Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com utilização de busca avançada com o operador booleano “AND” e “NOT’, tendo como estratégia de busca: saúde mental AND estudantes de medicina NOT transtornos mentais. Foram incluídos apenas artigos na língua portuguesa, tendo como critério de inclusão textos completos das bases de dados LILACS e MedLine, filtrados como assunto principal “estudantes de medicina” e “saúde mental” no período de 2019 a 2024. Resultados: Foram encontrados 41 artigos (sendo 36 do LILACS e 5 da MedLine), dos quais 7 foram usados para estudo, após a aplicação dos critérios atreitamente citados. A partir das análises dos artigos ficou perceptível a prevalência de sintomas depressivos em estudantes de medicina, demonstrando uma prevalência de 60,09% de estresse na população de estudantes brasileiros, com maior taxa de estresse no 1º período. A literatura revela que, de fato, os acadêmicos do curso de medicina apresentam um nível considerável de estresse, ansiedade e depressão durante o curso. Conclusão: É evidente que vários fatores desencadeiam o adoecimento mental dos estudantes de medicina, como: cobrança demasiada, alto grau de exigência, competitividade, privação de lazer e inseguranças técnicas. Esses fatores corroboram para que entraves surjam durante a formação médica, vale salientar que tal fato pode influenciar consideravelmente a relação médico-paciente e suscitar insatisfação profissional e pessoal.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca