Atuação da fisioterapia em idosos acometidos por osteoartrite

  • Autor
  • Mara Lívia de Lima Félix
  • Resumo
  • Introdução: A osteoartrite pode ser definida como uma patologia que acomete as articulações, podendo ocorrer devido ao desgaste nas cartilagens que revestem as extremidades dos ossos. É caracterizada pela presença de rigidez articular, dor intensa e limitação do movimento. A obesidade e os esforços físicos repetitivos são uma das principais causas dessa enfermidade, tornando-se mais frequente em pessoas idosas. A intervenção fisioterapêutica em pacientes portadores de osteoartrite ajuda no alívio de dores, melhorando a mobilidade articular, flexibilidade e força muscular, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. Objetivo: Analisar, por meio de revisão de literatura, os benefícios fisioterapêuticos em pacientes com osteoartrite.  Método: Este trabalho trata de uma revisão bibliográfica realizada nas bases de dados SciELO, ID online e Google Acadêmico. Foram utilizados artigos de revisão, em língua portuguesa, publicados entre 2013 e 2023 e que atendiam aos seguintes critérios de inclusão: estudos que abordam a osteoartrite, exercícios terapêuticos e osteoartrose como temas principais, disponíveis em língua portuguesa. Foram excluídos artigos que não se enquadravam nessas temáticas. Após a busca inicial, 6 artigos científicos foram encontrados. Após a análise de título e resumo, foram escolhidos 4 artigos científicos que apresentaram uma visão mais ampla do assunto. Resultados: Diante a revisão dos artigos, podemos observar uma maior incidência da enfermidade em idosos do sexo feminino (85%). Porcentagens relevantes foram encontradas tanto em indivíduos com peso normal (45%) quanto em obesos (45%), sendo este último um dos fatores de maior relevância para a condição patológica. Dores, presença de inchaço e rigidez articular foram os sinais e sintomas mais relatados. Após receberem tratamento fisioterapêutico, os pacientes apresentaram melhora. Sobressaem-se os meios de eletroestimulação (56%), atividade física terapêutica (28%), e diferentes tipos de exercícios como passeios (50%), participação em programas de exercícios para idosos (25%), e prática de pilates (50%), facilitando a diminuição dos sintomas de forma mais rápida. Logo, os programas de exercícios precisam ser adaptados às necessidades individuais de cada paciente, levando em conta a sua idade, nível de condicionamento físico e a gravidade da osteoartrite. Conclusão: Portanto, essa revisão evidenciou a eficácia da fisioterapia e das técnicas fisioterapêuticas como alongamento, mobilização articular, exercícios de fortalecimento muscular, crioterapia, termoterapia, pilates e caminhada em pacientes com osteoartrite.

  • Palavras-chave
  • Osteoartrite, Fisioterapia, Idosos
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I Mostra Científica de Pesquisa
Voltar Download

O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

  1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS
    • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
    • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais de todos os cursos tanto do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
    • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
    • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
    • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior(orientador). Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
    • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

  • II Mostra Institucional de Estágios
  • IV Mostra de Monitoria
  • II Mostra de Extensão
  • I Mostra Científica de Pesquisa

Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca

Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca