Introdução: A disciplina de Bioquímica é base para os cursos na área da saúde devido à sua aplicabilidade em diversos campos profissionais. Apesar de sua apresentação como uma matéria organizada, os estudantes frequentemente a percebem como uma coleção de estruturas e reações químicas, distantes da prática profissional. Contudo, a integração de conhecimentos básicos e clínicos é facilitada em ambientes de aprendizado estimulantes. Especificamente no curso de medicina, a bioquímica é fundamental, servindo como base para disciplinas como Farmacologia, Fisiologia e Patologia. Portanto, uma compreensão profunda da bioquímica é crucial no curso de medicina, pois permite a conexão entre os achados clínicos e as alterações bioquímicas, facilitando uma abordagem mais abrangente e precisa na prática médica. Objetivo: Dessa forma, o objetivo desse trabalho é relatar as vivências como monitor de módulo de bases moleculares dos seres vivos, que discute conceitos de bioquímica estrutural e metabólica, dando ênfase aos desafios encontrados e aprendizados obtidos durante o processo. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência na monitoria do módulo de bases moleculares, no curso de medicina. Desenvolvimento: Durante a monitoria, foi visível a dificuldade dos estudantes em compreender os conteúdos de bioquímica e biologia celular. Vários elementos constituem desafios no processo de aprendizagem da disciplina de Bioquímica no contexto da formação em saúde. Além da demanda por um alto nível de abstração para a compreensão de conceitos específicos, da dificuldade em assimilar mecanismos fundamentais e da complexidade dos fenômenos estudados, a falta de entendimento desses elementos pode levar os estudantes a desenvolver bloqueios psicológicos em relação à disciplina. Ademais, a baixa compreensão de conceitos básicos do ensino médio que precisam ser resgatados durante as aulas também se mostra como um fator limitante. Nesse contexto, buscou-se adotar na monitoria técnicas e metodologias diferentes das tradicionais, como ilustrações, associações e esquemas para desmistificar a Bioquímica e facilitar a compreensão dos estudantes. Outra perspectiva é integração do ensino de bioquímica com as perspectivas profissionais futuras dos estudantes, sempre associando as temáticas com contexto fisiológico ou patológico, que tornou o processo de aprendizagem mais envolvente e dinâmico para os discentes. Para o monitor, o programa de monitoria possibilita uma oportunidade de aproximação com a docência e permite o aprimoramento tanto do conhecimento técnico quanto das habilidades interpessoais e de comunicação. Como monitor, os conceitos dos ciclos mais avançados ficam mais claros, uma vez que ao dominar os conceitos das bases moleculares a compreensão das patologias e o desenvolvimento do raciocínio clínico se tornam mais concretos. CONCLUSÃO: Assim, os programas de monitoria são de extrema importância para os estudantes de medicina, ao aproximaras bases teóricas da prática clínica, quanto também no desenvolvimento do próprio monitor, ao oferecer uma oportunidade de aproximação com a docência e ao permitir o aprimoramento tanto do conhecimento técnico quanto das habilidades interpessoais e de comunicação.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca