Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio no neurodesenvolvimento caracterizado por prejuízos na comunicação, comportamento e interação social. É crucial reconhecer os sinais do autismo o mais cedo possível não apenas para diagnosticar a condição, mas também para iniciar as intervenções com o intuito de melhorar a qualidade de vida das crianças. O Transtorno do Espectro Autista pode se apresentar de diversas formas, pois cada criança possui as suas particularidades, por esse motivo, cada uma precisa ter as intervenções de maneira individualizada. Quanto mais cedo a intervenção ocorrer, maior a probabilidade de se obter resultados positivos pois isso possibilita aos profissionais trabalharem de forma mais eficaz para ajudar a criança no espectro a desenvolver suas habilidades. Objetivo: Enfatizar sobre a importância da intervenção precoce em crianças no Transtorno do Espectro Autista como fator crucial para um bom prognóstico e eficácia no tratamento. Método: Esse estudo trata-se de tipo de revisão bibliográfica acerca dos seguintes temas: intervenção precoce, transtorno do espectro autista e a sua importância para o desenvolvimento social, cognitivo e motor. Essa pesquisa foi realizada em bibliotecas virtuais confiáveis, tais como: Google Acadêmico e Scielo. Os artigos foram selecionados entre os anos 2017 a 2024. Resultados: A identificação tardia do Transtorno do Espectro Autista atrasa o desenvolvimento da criança, devido à falta de intervenção precoce nas áreas afetadas, corroborando para a diminuição das chances de melhora. A intervenção precoce em casos de Transtorno do Espectro Autista tem gerado uma série de resultados significativos, incluindo melhorias na comunicação, no desenvolvimento cognitivo e motor, bem como avanços no comportamento e na adaptação da criança.?Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de que as intervenções melhorem o desenvolvimento da criança, resultando em um prognóstico mais positivo, além de desenvolver a autonomia da criança para que ela possa se tornar independente. Os resultados mostraram que as crianças que receberam intervenção precoce tiveram ganhos significativos nas áreas afetadas, enquanto as que não passaram pela intervenção tiveram um desenvolvimento inferior. Conclusão: Este estudo é importante para os acadêmicos em Psicologia, pois trata de um tema atual e relevante, decorrente do aumento dos casos de crianças no Transtorno do Espectro Autista. Devido a isso, é crucial o conhecimento sobre a importância da intervenção precoce para o desenvolvimento infantil.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca