Introdução: A monitoria acadêmica é um serviço pedagógico que proporciona aos estudantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades de ensino, permitindo-lhes desenvolver competências relacionadas à docência. Essa prática incentiva os estudantes a criar, praticar e consolidar os conteúdos ensinados pelos docentes, contribuindo de forma significativa para o processo de aprendizagem dos alunos monitorados. Além disso, a monitoria é uma estratégia educacional que permite o aprofundamento dos temas discutidos em sala de aula, oferecendo revisão, esclarecimento de dúvidas e suporte técnico aos alunos. Objetivo: relatar a experiência da monitoria acadêmica no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Curso de Nutrição. Método: Trata-se de um relato de experiência com abordagem descritiva, realizado a partir da vivência de uma discente-monitora da disciplina de Avaliação Nutricional, oferecida ao 4º semestre do Curso de Nutrição de um centro universitário particular durante dois semestres (2023.2 e 2024.1) em Itapipoca, Ceará. Resultados: A monitoria em Avaliação Nutricional contemplou 41 estudantes de Nutrição. A modalidade da monitoria realizada era do tipo remunerada, na qual eram cumpridas 16 horas semanais de atividades. Para o esclarecimento de dúvidas e o fornecimento de suporte aos alunos da disciplina, disponibilizou-se encontros presenciais e também virtuais, através de aplicativo de mensagem instantânea (WhatsApp). As atividades de monitoria ainda incluíram auxílio aos alunos em atividades e casos clínicos como também, participação da discente-monitora em aulas práticas de antropometria, em que se orientou sobre as técnicas antropométricas e o manuseio de equipamentos como balança mecânica, estadiômetro, fita métrica e adipômetro. Além disso, juntamente com a professora orientadora, deu-se início a elaboração de um Manual de Avaliação Antropométrica para ser um material de apoio a disciplina. Para além das atividades de monitoria, por parte da monitora, com a vivência do processo, observou-se que foi possível um aprofundamento aos conteúdos da disciplina. Além disso, o contato com os alunos possibilitou uma visão ampliada da relação professor-monitor-alunos e os desafios que podem ser encontrados diante do processo de ensino-aprendizagem. Ademais, percebeu-se que todas as vivências foram essenciais para o fortalecimento ao interesse em uma futura formação docente. Conclusão: Os resultados evidenciam a eficácia da monitoria em fortalecer as competências dos estudantes no processo de aprendizagem. Ressalta-se ainda que para o discente-monitor a experiência em um programa de monitoria pode ser capaz de enriquecimento não apenas teórico-científico, mas também de habilidades pessoais.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca