A paralisia Cerebral (PC) também denominada encefalopatia crônica não progressiva da infância, é o fator mais frequente de deficiência motora e concerne-se a um grupo de circunstâncias que cursa com alteração motora central, trazendo condições relacionadas ao tônus, a postura e o movimento por meio de uma lesão efetiva ao cérebro em desenvolvimento, se apresentando de forma variável em questões como distribuição anatômica, gravidade do acometimento e sintomas clínicos correlacionados. O objetivo é Relatar sobre a experiência no campo de estágio, precisamente, estágio III na Policlínica Dr. Francisco Pinheiro Alves durante os atendimentos fisioterapêuticos a pacientes pediátricos com diagnostico de Paralisia Cerebral. Trata-se de um relato de experiência sobre os atendimentos fisioterapêuticos a pacientes com Paralisia Cerebral, na Policlínica Dr. Francisco Pinheiro Alves entre os dias 21 de fevereiro a 24 de abril de 2024, uma vez por semana (quarta-feira), realizados por acadêmicos do curso de fisioterapia do 9° semestre. Durante esse período foi colocado em pratica todo conteúdo adquiridos das disciplinas de neurofuncional, cinesioterapia e recursos terapêutico. :a experiência desse estágio contribuiu significamente a importância da fisioterapia para os pacientes com PC, permitiu uma abordagem individualizada considerando as necessidades individuais de cada paciente. A intervenção precoce demonstrou ser de suma necessária para minimizar as sequelas e promovendo uma melhor qualidade de vida, e a fisioterapia, foi crucial nesse processo.
:a experiência desse estágio contribuiu significamente a importância da fisioterapia para os pacientes com PC, permitiu uma abordagem individualizada considerando as necessidades individuais de cada paciente. A intervenção precoce demonstrou ser de suma necessária para minimizar as sequelas e promovendo uma melhor qualidade de vida, e a fisioterapia, foi crucial nesse processo.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca