Introdução: A experiência em atuação prática no campo real, dentro da formação acadêmica é de suma importância para obtenção de vivência dos discentes, onde podem ter o primeiro contato com pacientes reais, bem como o conhecimento diferentes casos clínicos. No campo de atuação do estágio supervisionado I em Fisioterapia, no ambiente da Clínica Escola Universitária (CEU), nos deparamos com casos diversos, desde traumas ortopédicos até processos fisiopatológicos como CA, Parkinson, assim como pacientes idosos com queixas álgicas crônicas e que necessitam da fisioterapia para melhor desempenho das atividades de vida diária (AVD’s). Neste relato descreveremos sobre um desses casos, onde a fisioterapia tem contribuído de forma benéfica e pontual na melhora da dor. Objetivo: Ressaltar a importância do Estágio Supervisionado dentro da formação acadêmica do discente, mostrar o modelo de vivência prática voltada para o conhecimento de áreas diversas de atuação do profissional fisioterapeuta e trazer os conhecimentos adquiridos durante a prática nos estágios para contribuir com a pesquisa científica. Método: Trata-se de um relato de experiência no estágio supervisionado I, realizado na Clínica Escola Universitária (C.E.U) localizada no município de Itapipoca no Estado do Ceará, no período de 05 de março de 2024 a 16 de maio de 2024. As intervenções foram realizadas no ginásio da C.E.U com a paciente T.J.P 80 anos residente da cidade de Itapipoca, que chegou à clínica referenciada pelo médico de saúde da família. O primeiro atendimento foi realizado no dia 10 de março de 2023 através de consulta com o discente e a preceptora. Foram realizadas a anamnese, avaliação cinético funcional e avaliação de sinais vitais, após a consulta a paciente iniciou seu plano de tratamento, com atendimentos nos dias de terça-feira e quinta-feira com duração máxima de uma hora por atendimento e por dia na semana. A cada atendimento era feito a evolução da paciente para podermos mensurar melhora do quadro de dor e autonomia ganha. Também foram feitas intervenções em relação ao tempo de atendimento já realizado pela idosa, juntamente a preceptora realizamos nova avaliação e anamnese, evidenciando assim, a não mais urgência nos atendimentos. Estabelecemos um novo protocolo de atendimento, baseado em ganho de autonomia e fortalecimento muscular. Utilizamos recursos como o FES e cinesioterapia, com exercícios aeróbicos de MMSS e MMII e alongamentos globais. Resultados: Podemos observar que dentro da perspectiva de atuação dentro dos Estágios Supervisionados que a paciente teve evolução do quadro da dor e ganho de autonomia, evidenciando que ela já possuía critérios para alta fisioterapêutica e encaminhamento para hidroginástica ou pilates. Conclusão: Conclui-se, portanto, que a prática dentro dos estágios supervisionados é necessária e importante para a formação completa do acadêmico, sem essa vivência o aluno, que futuramente será um profissional, poderia não desenvolver aptidões relacionadas a sua atuação prática, o que ocasionaria uma dificuldade na realização de seu primeiro atendimento ao paciente.
Descritores: Artralgia, Autonomia, Fisioterapia.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca