Introdução: A simulação da prova prática antes da realização da prova original desempenha um papel crucial na preparação do estudante. Ao proporcionar uma oportunidade para praticar e familiarizar-se com os procedimentos e exigências da prova prática, essa simulação oferece uma preparação essencial. Além disso, permite que os alunos identifiquem áreas de melhoria, corrijam erros e desenvolvam confiança em suas habilidades antes do teste real. Essa prática não apenas reduz a ansiedade associada à avaliação prática, mas também aumenta a probabilidade de um desempenho bem-sucedido. Portanto, simular a prova prática é um passo fundamental para garantir que os estudantes estejam totalmente preparados e confiantes ao enfrentar o desafio da prova prática original. Objetivo: Relatar uma simulação de aplicação de prova prática no Laboratório de Histologia, vivenciada por monitores do curso de Medicina do Centro Universitário Inta - UNINTA, Campus Itapipoca, e sua relevância no processo de aprendizagem. Método: Este estudo descreve uma experiência de simulação realizada pelos monitores de histologia do semestre 2024.1, no curso de medicina, para os estudantes do primeiro semestre. A simulação da prova prática foi conduzida em um laboratório e envolveu a organização da sala com dez mesas, cada uma equipada com dois microscópios ópticos e lâminas histológicas focalizadas em estruturas específicas do assunto abordado, totalizando 20 questões. Durante a simulação, os estudantes receberam um questionário contendo 20 comandos específicos para cada uma das estruturas focadas. Eles foram cronometrados, com um minuto concedido para observar a estrutura em questão e responder ao questionamento. Este método visava replicar as condições da prova prática original, permitindo aos alunos familiarizarem-se com o formato e o tempo limitado, enquanto praticavam suas habilidades de identificação e resposta sob pressão controlada.Resultados: Os resultados da simulação prática foram altamente satisfatórios, refletindo a eficácia da abordagem em replicar fielmente os aspectos da avaliação original. Todos os estudantes participantes tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência que simulava com precisão o formato e as exigências da avaliação antes de sua realização oficial. Durante a simulação, os alunos praticaram não apenas a resolução das questões, mas também o comportamento esperado durante a avaliação, a técnica de observação ao microscópio e a gestão adequada do tempo disponível para cada questão. Além disso, puderam se familiarizar com o tipo de perguntas feitas e os aspectos específicos a serem observados para fornecer respostas precisas. Conclusão: Em conclusão, os resultados obtidos reforçam a importância vital e os inúmeros benefícios da utilização de simulações práticas como parte integrante do processo de preparação dos estudantes. Ao oferecer uma experiência prática e realista, a simulação não apenas prepara os estudantes para enfrentar a avaliação oficial com confiança e conforto, mas também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para seu sucesso acadêmico e profissional. Portanto, investir em simulações práticas é uma estratégia valiosa para garantir a excelência educacional e a formação completa dos estudantes, preparando-os de forma abrangente para os desafios que enfrentarão em suas jornadas futuras.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca