Introdução: A saúde coletiva é uma dimensão de conhecimento, onde se envolve a compreensão multidisciplinar no meio social na busca da promoção, prevenção e recuperação da saúde com o objetivo de estudar aspectos sociais no desenvolvimento das doenças. Objetivo: Assimilar a importância da participação dos discentes às atividades práticas - educativas dentro da comunidade. Metodologia: Esse estudo trata-se de um relato de experiência vivenciado pelo discente em meio às práticas de extensão universitária na comunidade, onde foi realizado um estudo considerado aplicado, pois o discente teve a experiência na execução de atividades e assistência à comunidade, podendo relatar e confirmar hipóteses para a aplicação desse estilo de conhecimento prático. Ademais, foi analisado três artigos através de descritores nas bases de dados LILACS no sistema BVS e SCIELO, a fim de complementar o estudo realizado. Resultados: Diante das diversas oportunidades oferecidas ao estudante do ensino superior, a prática voltada à educação em saúde se faz necessária para o desenvolvimento cognitivo a fim de levar ao aluno a segurança do conhecimento teórico -prático no desenvolvimento de atividades que envolvem a vida humana e a saúde da comunidade. Diante desse estudo, foi possível observar o desempenho dos alunos como protagonistas no meio social na busca da prevenção de patologias crônicas em diálogos com indivíduos que possuem alguma dessas doenças. Observando a situação, notou-se as práticas na comunidade como uma estratégia que proporciona o contato direto com o paciente, onde o estudante através de seu aprendizado e observando a situação poderá aconselhar o indivíduo a manter uma boa saúde. Durante o desenvolvimento desse trabalho tornou-se notório a ausência de conhecimento das pessoas voltada às suas patologias, onde se gera a oportunidade de refletir junto a eles formas de cuidados para manter uma saúde “estabilizada”, dessa forma, o estudante poderá fazer o uso de seus conhecimentos na prática, criando novos questionamentos que impactam o cuidado através do processo de enfermagem. Conclusão: Diante desse relato, é visível a importância da implementação de projetos universitários de extensão dentro da comunidade, a fim de tornar o primeiro contato do discente uma experiência única, proporcionando a oportunidade de conhecimento prático e conhecer a situação real da comunidade, buscando sempre melhorar a assistência através da prevenção de doenças e a promoção da saúde.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca