O USO DO REIKI EM PACIENTES COM DEPRESSÃO E ANSIEDADE.

  • Autor
  • Tailane Paiva dos Santos
  • Resumo
  •  

    Introdução: A depressão e ansiedade são duas patologias diferente, embora possam compartilhar alguns sintomas semelhantes. A ansiedade geralmente envolve sentimentos de preocupação excessiva, nervosismo, taquicardia, sudorese, tonturas, enjoos, calafrios ou sensação de calor, alteração no sono, medos irracionais, alterações no apetite, inquietação constante e tensão, enquanto a depressão é caracterizada por uma persistente sensação de tristeza, perda de interesse em atividades, mudança de apetite, ganho ou perda de peso, sentimento de culpa e desesperança e baixa energia. Existem diversos fatores que contribuem para essas patologias como, desequilíbrios hormonais, metabólicos, luto, desemprego, doenças e traumas da vida Objetivo: Sintetizar o uso do Reiki como recurso terapia integrativa no tratamento de pacientes com depressão e ansiedade, através de uma revisão integrativa. Método: Trata-se de uma revisão integrativa realizado na base de dados da Pubmed, Web of Science e Scielo no período de abril de 2024, com o intuito de identificar estudos que relatassem as abordagens terapêuticos do uso do Reiki no tratamento da ansiedade e depressão. Os critérios de inclusão de artigos foram integrados com artigos que abordassem os efeitos terapêuticos do Reiki em pacientes com depressão e ansiedade, publicados em 2000 a 2019. Resultados: Os estudos mostram que o Reiki, terapia originada no Japão, que tem como finalidade estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde, por meio de imposição de mãos, que usa a aproximação ou o toque sobre o corpo da pessoa, na qual é emitida uma energia universal ele leva em conta dimensões da consciência, do corpo e das emoções, pode ajudar e muito pacientes com depressão e ansiedade, onde a intenção é de melhorar o crescimento pessoal reduzindo os níveis de estresse, diminuição da ansiedade, aumento da autoestima, modificação de pensamentos, sentimentos e comportamentos.

    Conclusão: Os pacientes que realizam o uso do Reiki como tratamento da ansiedade e depressão, apresentam uma melhora significativa na melhoria da qualidade de vida, bem-estar físico, emocional e social do paciente, assim como também auxilia na melhora das atividades diárias e na diminuição dos sintomas desses transtornos e do seu relacionamento com o meio. O Reiki mostrou-se como um instrumento de cuidado que proporcionou a expansão da consciência nos mesmo, conseguindo então, ter outra percepção a respeito dos acontecimentos passados, presentes e futuros, indicando compreensão melhor de suas vivencias e novas proposta de projetos saudáveis de vida.

     

  • Palavras-chave
  • Ansiedade, Depressão, Efeitos do Reiki, Saúde Mental.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I Mostra Científica de Pesquisa
Voltar Download

O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

  1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS
    • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
    • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais de todos os cursos tanto do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
    • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
    • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
    • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior(orientador). Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
    • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

  • II Mostra Institucional de Estágios
  • IV Mostra de Monitoria
  • II Mostra de Extensão
  • I Mostra Científica de Pesquisa

Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca

Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca