INTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) foi descrito como um transtorno do neurodesenvolvimento que se caracteriza por alterações e prejuízos na comunicação e na interação social, bem como em padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, podendo apresentar larga variação no grau de intensidade, acomete, principalmente o sexo masculino. Vale ressaltar que o diagnóstico e o tratamento precoces contribuem para um melhor prognóstico de desenvolvimento neuropsicomotor do paciente. Reconhecer os sinais precoces do autismo permite intervenções oportunas que podem fazer uma diferença significativa no prognóstico da criança. OBJETIVOS: Analisar mediante revisão de literatura a importância do diagnóstico precoce de autismo em crianças, enfatizando os benefícios das intervenções logo após a detecção do espectro. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo revisão de literatura, na qual utilizou-se a plataforma de busca SciELO. Utilizou-se como critérios de inclusão artigos dos últimos cinco anos, em língua portuguesa e fossem condizentes com a proposta da pesquisa. Foram utilizados os descritores: "autismo", “autismo infantil”, “transtorno do espectro autista”. Critérios de exclusão: estudos não relacionados a temática estudada diagnóstico precoce de autismo em crianças. Após leitura dos resumos das publicações apresentadas na plataforma SciELO, foram selecionados quatro artigos para a presente revisão. RESULTADOS: Estudos revisados destacam a importância da detecção precoce dos sinais de alerta para diagnóstico e tratamento, resultando na melhoria do desenvolvimento em crianças com autismo. Intervenções como terapia comportamental, educacional e esportiva associaram-se a melhorias significativas nas habilidades sociais, comunicativas e adaptativas das crianças, auxiliando também no desempenho de suas atividades de vida diária. Outro estudo evidenciou a importância da intervenção precoce no autismo para melhorar o desenvolvimento da linguagem em crianças com o transtorno. CONCLUSÃO: A revisão da literatura reforça a importância do diagnóstico precoce de autismo em crianças como uma estratégia fundamental para otimizar resultados a longo prazo. Identificar e intervir precocemente no autismo melhora o desenvolvimento da criança e proporciona suporte e recursos necessários para esta e suas famílias.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca