Introdução: A monitoria em embriologia e histologia humana envolve a execução de atividades educativas feitas por um discente, com a supervisão do docente, permitindo uma experiência inicial como instrutor, auxiliando na formação acadêmica e no desenvolvimento de habilidades para o ensino, promovendo a interação entre os alunos, a fim de compreender as principais características da disciplina, desenvolvendo abordagens teóricas e práticas para auxiliar no processo de aprendizagem dos estudantes. Além disso, proporciona ao monitor a oportunidade de vivenciar na prática o ensino, a pesquisa e a extensão. Objetivo: Descrever a vivência do estudante sobre os obstáculos e aprendizados encontrados ao participar de atividades de monitoria na disciplina de embriologia e histologia humana. Método: Esse estudo descritivo, trata-se de um relato prático vivenciado pelo discente em meio a práticas de monitoria, no período semestral 2024.1 na Universidade Inta - campus Itapipoca. A monitoria acadêmica é realizada por um aluno universitário, após um processo seletivo feito com aqueles que já concluíram a disciplina atingindo a nota final desejada. O programa de monitoria dispõe de 16 horas de trabalhos por semana como uma exigência, sendo as orientações combinadas entre professor e aluno com base na disponibilidade de horários para o auxílio. A monitoria oferece uma bolsa de custeio paga pela pró-reitoria de graduação, para influenciar o aluno a seguir no programa. As atividades de monitoria são realizadas de forma presencial em sala de aula e em laboratórios, seguindo o plano de ensino fornecido pelo professor. Resultados: Após o início da supervisão, ações foram discutidas com o professor para auxiliar no ensino e na supervisão semanal, sendo definido metas e objetivos fazendo o uso de estratégias para facilitar o aprendizado. O programa de monitoria acadêmica mostra o incentivo ao corpo docente na aquisição de obter melhores resultados no processo de aprendizagem, onde promove a aquisição do conhecimento e se engaja em atividades universitárias que promovem a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos através do desenvolvimento de atividades no uso de estratégias de ensino e aprendizagem. O acompanhamento dos alunos na disciplina de embriologia e histologia mostrou um grau de dificuldade razoável, no que se diz aos processos embrionários presentes no decorrer do desenvolvimento do embrião e na identificação do tipo de tecido no que se diz a histologia. Desta forma, foi perceptível o interesse dos alunos em aprender e revisar onde se encontra a dificuldade, na qual através de atividades do processo da monitoria conseguiram adquirir e fixar conhecimentos. Conclusão: Conclui-se que o monitor funciona como uma espécie de ponte para ensinar e promover a troca de conhecimento, sempre em comunicação com o professor da disciplina para registrar eventuais dificuldades manifestadas pelos alunos na disciplina de embriologia e histologia, onde a mesma possui um grau de dificuldade elevado. Ademais, a monitoria proporciona ao aluno a oportunidade de desenvolver uma atitude positiva em relação ao conhecimento e incentivar o discente a assumir responsabilidades.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca