Introdução: A monitoria é entendida como um apoio no processo pedagógico pois auxilia na aprendizagem dos estudantes e, consequentemente, influencia na melhora da qualidade do ensino. Utilizada como estratégia de apoio ao ensino acadêmico, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e em regimentos de algumas Instituições de Ensino Superior (IES), a monitoria permite uma articulação entre teoria e prática nos projetos em que é aplicada. A importância da monitoria nas disciplinas do ensino superior excede o caráter de obtenção de um título, seja no aspecto pessoal de ganho intelectual do monitor, seja na contribuição dada aos alunos monitorados e, principalmente, na relação interpessoal de troca de conhecimentos entre os professores da disciplina e o aluno monitor. Objetivo: Apresentar as atividades desenvolvidas na disciplina e o papel do monitor no desenvolvimento da mesma. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de uma discente na monitoria da disciplina de Dietoterapia 1, oferecida aos acadêmicos do 6 semestre do curso de bacharelado em nutrição do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campos Itapipoca. Tal experiência ocorreu no período de fevereiro á abril de 2024, correspondendo ao semestre 2024.1. Resultados: A monitora compareceu às aulas do componente curricular da disciplina, com a finalidade de estabelecer melhor vínculo com os acadêmicos e revisar o conteúdo. Para o desenvolvimento teórico, foram realizados aulas com a presença da monitora abordando os temas relacionados à nutrição em pessoas adultas enfermas com aplicação da dietoterapia em doenças pulmonares, biliares, pancreáticas, hepáticas, gastrointestinais e inflamatórias intestinais. Em relação às atividades práticas, a monitora auxiliou os acadêmicos na resolução dos estudos dirigidos e estudos de caso e aulas no laboratório de técnica dietética os quais foram previamente discutidos com o docente responsável da disciplina. Conclusão: A experiência da monitoria é importante, pois é mais um espaço de aprendizagem ao aluno de graduação, otimizando o seu potencial acadêmico, além de contribuir com melhorias na qualidade do ensino de graduação, visando a formação de profissionais cada vez mais capacitados.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca