INTRODUÇÃO: Bullying é um comportamento repetitivo e agressivo que é intencionalmente prejudicial e geralmente ocorre entre crianças ou adolescentes em ambientes como escolas, playgrounds ou online. Isso pode incluir insultos, zombarias, exclusão social, agressão física ou qualquer outra forma de comportamento que cause danos emocionais ou físicos à vítima. Além disso o bullying pode ter sérias consequências para a saúde mental e emocional da vítima, além de afetar seu desempenho acadêmico e social. OBJETIVO: O estudo realizado visa investigar os impactos do bullying na saúde mental dos adolescentes regularmente matriculados nas escolas municipais de Itapipoca. METODOLOGIA: O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa realizada por meio de uma revisão bibliográfica de literatura sobre a temática escolhida. As base de dados utilizadas foram o Google Acadêmico e a Scientific Electronic Library Online(SciELO). Os termos de busca usados foram consultados previamente na Terminologia dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Ao final, optou-se pelo uso de diferentes combinações de descritores e marcadores booleanos: (1) ‘bullying’ AND ‘Escola ‘; (2) ‘bullying na Escola’ AND ‘Saúde Mental’; e (3) ‘bullying na Escola AND ‘Adolescentes’. A busca do material aconteceu a partir dos critérios de inclusão e exclusão pré estabelecidos: seleção de artigos completos na língua portuguesa, no qual foram selecionados 07 artigos para extração das principais ideias, análise crítica, resumo e interpretação de dados coletados. Publicados no intervalo de 2016 a 2022. RESULTADOS E DISCUSSÕES: De acordo com os resultados obtidos, a prática do bullying encontra-se em ascensão e tem se configurado como um problema de Saúde pública no Brasil e no mundo. Principalmente por causar impactos negativos na saúde mental de suas vítimas. É percebido um aumento significativo na incidência de comportamentos e transtornos patológicos, tais como a depressão, ansiedade, fobia, ideação suicida e isolamento social. Impactando de maneira prejudicial na vida destes adolescentes que podem vir a desenvolverem comportamentos antissociais quando adultos, instabilidade no trabalho e relacionamentos afetivos pouco duradouros, desinteresse pela escola, problemas psicossomáticos e entre outros. CONCLUSÃO: A pesquisa atingiu seu objetivo quando disponibiliza em seus resultados os impactos psicossociais gerados a partir do bullying vivenciado nas escolas municipais de Itapipoca. Desse modo, é fundamental que os educadores, a família e a comunidade em geral unam seus interesses, para prevenir e interromper o ciclo de violência nas escolas. Isso assegurará um ambiente educacional mais acolhedor, seguro e inclusivo para todas as criança e adolescentes, possibilitando assim um desenvolvimento saudável e preservando a saúde mental.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca