Introdução: A Lesão Medular (LM) pode ser causada por traumatismos, defeitos genéticos ou doenças, resultando em paraplegia ou tetraplegia. A paraplegia envolve a perda de função motora e/ou sensitiva de segmentos específicos da medula espinhal, enquanto a tetraplegia afeta os membros superiores, o tronco e os membros inferiores. A reabilitação neurológica busca desenvolver as capacidades remanescentes para reintegrar o paciente à família e comunidade. Já a reabilitação física começa logo após a lesão, com cuidados preventivos contra úlceras de pressão e deformidades e tratamento de outros distúrbios. É essencial fornecer cuidados adequados desde a fase aguda para melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Objetivo: Descrever a atuação dos extensionistas do Projeto Clinica Escola Uninta, durante um tratamento de lesão medular a nível de L1 realizada na Clínica Escola Uninta de Itapipoca (CEU). Método: Esse relato de experiencia trata-se de uma ação vivenciada pelo Projeto de Extensão Clinica Escola Uninta nos dias 11 de março, à 29 de abril de 2024 na Clínica Escola Uninta Itapipoca. Durante os atendimentos foram realizados procedimentos com o foco em reabilitação motora e biomecânica para retorno das AVDs, utilizando exercícios ativos e ativos-resistidos de extensores de joelho e quadril direito e esquerdo, abdutores e adutores de quadril direito e esquerdo para fortalecimento de quadríceps, psoas maior, ilíaco e sartório. Resultados: Ao final de 45 dias de tratamento fisioterapêutico, verificaram-se importantes alterações cinético-funcionais, especialmente nos membros inferiores. Tais benefícios, associados, sobretudo ao maior recrutamento das fibras musculares, permitiram maior independência desse paciente no ambiente domiciliar, embora ainda não seja possível o retorno as atividades laborais. Com relação à graduação de força muscular, percebeu-se que houve um ganho de força em miótomos específicos entre as avaliações iniciais e finais. Outro benefício apontado pelos extensionistas do programa e pelo paciente foi a diminuição de espasticidade nos MMII. Conclusão: Conclui-se que a experiencia obtida nesse período de estagio foi de suma importância, tanto para aprendizado dos acadêmicos, quanto de melhora para o paciente lesionado, e que a fisioterapia melhorou o quadro clinico desse paciente.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca