MONITORIA DE HISTOLOGIA ASSISTIDA POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: PERSPECTIVAS FUTURAS NA EDUCAÇÃO MÉDICA

  • Autor
  • PEDRO JOSÉ TARGINO RIBEIRO
  • Co-autores
  • Ana Karla Neiva Magno , Evilene Santos Bastos Nascimento , Lívia Correia de Magalhães , Marília de Holanda Cavalcanti Maciel
  • Resumo
  • Introdução: A tecnologia tem desempenhado um papel importante na evolução dos métodos de ensino em diversas disciplinas, especialmente na medicina. A histologia, fundamental para a compreensão da microestrutura dos tecidos, enfrenta desafios significativos em termos de ensino prático, dada a complexidade de suas estruturas e a necessidade de interpretação detalhada. A incorporação de inteligência artificial (IA) no processo educacional emergiu como uma solução promissora, transformando as práticas convencionais de monitoria e proporcionando uma experiência enriquecedora tanto para estudantes quanto para monitores. Objetivo: Analisar a eficácia da IA na melhoria da compreensão dos estudantes sobre conceitos histológicos complexos e na facilitação das atividades de ensino para os monitores. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência na perspectiva de um monitor de histologia com a participação de estudantes do curso de medicina do Centro Universitário Inta - UNINTA, Campus Itapipoca. Os monitores utilizaram o BioAtlas da Medical Harbour® baseados em IA, que incluíam ferramentas de análise de imagem e sistemas de resposta interativa para criar atividades de fixação para os alunos. Inicialmente, foram conduzidas aulas expositivas e práticas no Laboratório de Histologia. Após essa aula de revisão, em um segundo momento, lâminas histológicas interativas foram projetadas nas telas. Antes de cada sessão, os monitores questionavam os alunos sobre a lâmina em estudo. Em seguida, com cliques na interface do software, áreas específicas eram coradas e destacadas, facilitando significativamente a compreensão e interpretação das lâminas. Durante as atividades, os alunos foram observados para avaliar sua participação. Ao final das práticas de monitoria, solicitou-se feedback aos estudantes e os monitores se reuniram para discutir a experiência, focando nos pontos positivos e negativos. A análise se concentrou na facilidade de uso das ferramentas de IA, na clareza dos conteúdos abordados e na eficiência das sessões de monitoria. Resultados: A IA tem um impacto positivo na monitoria de histologia. Os sistemas de IA facilitaram a identificação e interpretação de estruturas histológicas, permitindo aos estudantes uma compreensão mais rápida e profunda. Além disso, as ferramentas de IA proporcionaram aos monitores uma maneira mais eficiente de preparar e personalizar o material didático, adaptando-se ao ritmo e às necessidades individuais dos estudantes. Conclusão: A integração da IA nas sessões de monitoria de histologia demonstrou ser uma estratégia eficaz para melhorar o processo educacional em medicina. Acredita-se que a continuação da implementação dessas tecnologias, acompanhada de estratégias de adaptação e treinamento sejam importantes para maximizar seu potencial.

  • Palavras-chave
  • Monitoria, Ensino, Histologia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • IV Mostra de Monitoria
Voltar Download

O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

  1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS
    • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
    • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais de todos os cursos tanto do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
    • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
    • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
    • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior(orientador). Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
    • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

  • II Mostra Institucional de Estágios
  • IV Mostra de Monitoria
  • II Mostra de Extensão
  • I Mostra Científica de Pesquisa

Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca

Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca