Introdução: No decorrer da vida acadêmica existem várias atividades para além das aulas e a monitoria é uma delas. Os acadêmicos tem a oportunidade de vivenciar a prática docente, auxiliar os acadêmicos, criar espaços de interação social e com a riqueza de troca de saberes e ampliação de conhecimentos dos estudantes durante o período da graduação. (SAMPAIO 2012). A disciplina de Neurofuncional estuda conhecimentos sobre o sistema nervoso e o controle dos movimentos. Pesquisas intensas possibilitaram o conhecimento e o desenvolvimento dos conceitos neurofisiológicos, além de tipos de marcha, e tipos de patologias neurológicas. Onde o monitor irá auxiliar os discentes a aprenderem técnicas fisioterapêutica para cada patologia. Objetivo: Aprimorar o conhecimento teórico e prático dos alunos com relação o conteúdo que é passado em sala de aula pelo professor, bem como técnicas e manobras fisioterapêuticas. Método: Este estudo trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência no qual, está vinculado as realizações práticas das monitorias da disciplina de Neurofuncional. Ofertado para alunos do 6º semestre do curso de fisioterapia do 2023.2no Centro Universitário UNINTA Itapipoca. Resultados: As monitorias aconteciam as terças feiras de preferência pelos alunos para as revisões de provas acadêmicas principalmente práticas. Onde em cada encontro eram tratadas as dificuldades e aprimorar as técnicas que o professor dava em sala de aula bem como executar de forma precisa adequada para a patologia em que se encontrara o futuro paciente. Conclusão: Desse modo é cabível ressaltar que de forma positiva ouve um resultado excelente para os acadêmicos nos testes práticos, onde teve a devolutiva de que as atividades como monitoria contribuiu para o rendimento de cada discente bem como também para experiência como monitor.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca