VIVÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Zilmara Peixoto Lima
  • Co-autores
  • Fernanda Hésheley da Silva Viana , Wádila Alves Carneiro Sousa
  • Resumo
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    Introdução: O estágio supervisionado no ensino superior é um momento de suma importância na vida acadêmica, permitindo aos discentes vivenciar em situações práticas diversos conteúdos teóricos abordados durante a graduação. A Nutrição se aplica em diversas áreas, sendo uma delas a de Alimentação Coletiva, na qual o profissional Nutricionista possui diversas funções a desempenhar nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs), tais como: supervisionar, planejar, dirigir e organizar. No âmbito hospitalar a UAN destina-se ao fornecimento de dietas seguras e especializadas, apresentando bom nível de qualidade, visando o tratamento e recuperação dos pacientes, sendo produzidas e distribuídas refeições também para os acompanhantes e aos colaboradores. Objetivo: Relatar as experiências vividas durante o estágio de Gestão em Serviços de Alimentação em uma UAN hospitalar em Itapipoca, Ceará. Método: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado pelas acadêmicas do oitavo semestre do Curso de Nutrição do Centro Universitário UNINTA – Campus Itapipoca referente ao estágio supervisionado em Gestão de Serviços de Alimentação abrangendo o final do mês de março ao final do mês de abril. Resultados: Antes do início do ciclo de estágio, foi realizado o nivelamento para conhecimento do funcionamento e formas de avaliação do estágio supervisionado. O estágio era orientado pela nutricionista e preceptora da UAN e supervisionado pela docente do estágio. No início do ciclo foi apresentado para as estagiárias uma lista com atividades e tópicos de algumas funções que deveríamos aprender durante todo o período, com o objetivo final de vivenciar o serviço realizado pela nutricionista na prática, realizando as atividades propostas para bom funcionamento da unidade de alimentação e nutrição. Pode-se citar como atividades de rotina do estágio: coleta de amostras de alimentos, verificação das temperaturas dos ambientes e equipamentos, como também, checklist da cozinha e dos funcionários de acordo com as boas práticas de manipulação dos alimentos e dos procedimentos operacionais paronizados (POPs) da unidade. Verificava-se também o abastecimento dos gêneros alimentícios, bem como, reabastecimento de carnes, hortifruti e recebimento de mercadorias, dentre outras atividades que poderiam surgir referentes à rotina do serviço da UAN hospitalar. Foram confeccionados encartes educativos com dicas de como montar um prato saudável e com algumas ações para melhoria dos hábitos alimentares sendo anexados nas mesas do refeitório para acesso ao publico. As acadêmicas perceberam que a gestão de unidades de alimentação é desafiadora e com diversas responsabilidades diariamente, no intuito de obter um melhor funcionamento da unidade, e garantir a qualidade e a segurança dos produtos ali produzidos. Conclusão: A vivência durante o ciclo possibilitou uma maior interação e aprendizado, bem como nas atividades produzida. A interação com as supervisoras foi de fundamental importância para a orientação e planejamento, elaboração e execução das atividades propostas em conjunto com os estagiários. Portanto, tudo desenvolvido pôde aproximar e ampliar os conhecimentos acerca dos desafios e dificuldades encontradas em meio a profissão. Foi possível também diferir a teoria da prática, passos imprescindíveis para a evolução e amadurecimento dos estudantes em meio a formação da profissão.

     

  • Palavras-chave
  • Estágio supervisionado, Habilidades e competências, Unidade de Alimentação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • II Mostra Institucional de Estágios
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O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

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