Introdução: Diante da crescente incidência de câncer de pele globalmente, ações de conscientização e educação ganham uma importância crucial para a prevenção e detecção precoce dessa condição. Nesse contexto, alunos da Liga Acadêmica de Dermatologia do campus Itapipoca da UNINTA assumiram a iniciativa de desenvolver e executar um projeto educativo direcionado à sua comunidade acadêmica. Este projeto visou esclarecer sobre os riscos do câncer de pele, promover práticas preventivas e capacitar os indivíduos para o reconhecimento de sinais suspeitos, com o objetivo final de fomentar uma cultura de saúde proativa entre estudantes e funcionários. Objetivo: Esta ação teve como objetivo aumentar o conhecimento sobre o câncer de pele entre os colaboradores e estudantes de diversos cursos da UNINTA, promovendo medidas preventivas e de identificação precoce da doença. Método: A equipe conduziu uma sessão educativa empregando distribuição de panfletos e explanações verbais. Os panfletos continham informações detalhadas sobre os fatores de risco do câncer de pele, medidas preventivas como o uso de protetor solar, e orientações para identificar lesões cutâneas suspeitas. A equipe também distribuiu amostras de protetor solar para incentivar a adoção de comportamentos preventivos. A ação foi realizada para um público misto de 50 pessoas, englobando tanto colaboradores quanto estudantes do campus. Resultados: A resposta dos participantes foi positiva, com engajamento ativo durante as explanações e discussões. Muitos participantes relataram falta de conhecimento prévio, especialmente sobre a identificação de lesões suspeitas. A distribuição de protetor solar foi bem recebida, servindo como um incentivo tangível para a adoção de hábitos preventivos. Conclusão: A ação educativa foi bem-sucedida em elevar o nível de conscientização sobre o câncer de pele. A estratégia de combinar materiais educativos impressos com amostras de produto provou ser eficaz em engajar o público. A equipe recomenda ações futuras semelhantes e sugere um acompanhamento para avaliar a mudança de comportamento a longo prazo nos participantes.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca