Introdução: A psicologia do desenvolvimento II é uma disciplina ofertada na matriz curricular que tem o intuito de abordar o ciclo do desenvolvimento humano na adolescência, vida adulta e velhice. Para isso, a disciplina visa cobrir aspectos relacionados à fase física, cognitiva e psicossocial de ambos os períodos, cujo intuito é demonstrar aos discentes matriculados as principais características envolvidas nesses marcadores da vida. Cabe mencionar que Erick Erickson e Piaget foram um dos demais autores utilizados pelo docente para explicar esses conceitos, sendo autores notáveis na área. Por ser uma disciplina que envolve o entendimento de muitos conceitos, o trabalho de monitoria é oferecido para conceder suporte ao docente durante a disciplina. Pode-se destacar que a monitoria é realizada para que o monitor se sinta mais confiante e ensaie a postura de docente, além de fornecer suporte a outros alunos de uma disciplina específica. Objetivo: Relatar experiência em monitoria em sala de aula da disciplina de desenvolvimento II com colegas de outra turma Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo relato de experiência que está sendo realizada na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento II, ofertada para a turma do 3º semestre. A disciplina ocorre semanalmente e tem carga horária de 60h. Para compor esse relato, a autora utilizou a ementa e o cronograma da disciplina para embasar a redação do seu relato. Resultado: o trabalho de monitoria é de extrema responsabilidade. Portanto, cabe mencionar que a experiência permitiu o desenvolvimento de novas habilidades como a interação com colegas de outra turma, proporcionou uma maior aproximação com a docência, auxiliando o professor na aplicação de atividades de fixação para as provas como também na supervisão para a mesma. Foi possível também uma troca de conhecimento, onde o monitor e alunos compartilharam experiências junto com o professor. Conclusão: por fim, compreende-se a relevância da prática de monitoria sobre o desempenho acadêmico dos monitores para que os mesmo possam exercer mais sua autonomia e responsabilidade, contribuindo para a aprendizagem coletiva e se prepararem para futuras responsabilidades na área educacional.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca