Introdução: A higienização das mãos é reconhecida como uma medida eficaz na prevenção da transmissão de patógenos entre indivíduos. Apesar de sua simplicidade, ainda persiste uma significativa resistência à sua implementação. No contexto pós-pandemia de doenças infectocontagiosas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca a importância da lavagem das mãos para prevenir enfermidades, considerando-a uma tática primordial na minimização da incidência de infecções tanto em ambientes ambulatoriais quanto hospitalares. Diante desse cenário, surge o projeto de extensão Saúde e Imuno em Ação, realizado pelo Centro Universitário Inta UNINTA – Campus Itapipoca, com o propósito de disseminar o conhecimento sobre a lavagem adequada das mãos entre crianças de 7 a 8 anos. Esta iniciativa visa abordar brevemente informações sobre a temática de interesse, justificando sua relevância diante da necessidade de promover práticas de higiene eficazes, especialmente em um contexto pós-pandêmico. A originalidade do estudo reside na abordagem direcionada ao público infantil, reconhecendo o papel fundamental das crianças como agentes multiplicadores de hábitos saudáveis no ambiente familiar e na comunidade. Objetivo: O objetivo foi instruir crianças do ensino fundamental I sobre a técnica correta de higienização, aumentando a conscientização sobre sua importância para a saúde pública. Método: Foi realizada uma sessão educativa utilizando uma animação, seguida por um vídeo demonstrativo. Posteriormente, as crianças participaram de uma atividade lúdica que envolveu o uso de tintas para praticar a técnica adequada de higienização das mãos. Resultados: As crianças foram instruídas sobre a maneira adequada e a relevância da higienização das mãos. Esta iniciativa obteve uma adesão significativa, pois as crianças não apenas absorveram o conhecimento, mas também se comprometeram a compartilhá-lo com seus cuidadores, ampliando assim o alcance da intervenção na comunidade. Conclusão: O projeto demonstrou sua eficácia na disseminação do conhecimento sobre a importância da higiene pessoal, especialmente entre as crianças, que atuaram como multiplicadoras ao compartilhar tais informações. Isso reforça a relevância de iniciativas educativas e práticas na promoção da saúde pública e na prevenção de doenças infectocontagiosas em contextos pós-pandêmicos.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca