Introdução: Durante as aulas os alunos podem apresentar dificuldades em compreender os métodos e os motivos para serem utilizadas, então monitoria tem o objetivo de reforçar o conteúdo explicado pelo o professor de forma que possam compreender e tirar dúvida, assim o monitor ocupa o papel buscar alternativas de compreensão do assunto abordado na teoria onde proporciona atividade de aprendizagem assim auxiliando o professor(a). Objetivo: Apresentar a experiência como monitoria da disciplina cinesioterapia. Metodologia: Este trabalho é um relato baseado nas experiências de monitoria ocorridas no segundo semestre de 2022.2 e o primeiro sempre de 2023.1 com a turma de 4° de fisioterapia do Campus Uninta Itapipoca sob orientação da professora Nayara Galvão na qual repassava o roteiro da aula do dia, o que seria administrado e o local da aula. Desenvolvimento: Cada disciplina aborda uma complexidade e a cinesioterapia atua diretamente com o movimento, devolve a propriocepção e restabelece a noção de espaço fazendo com que o indivíduo tenha a liberdade de movimentar-se, diante disso a dinâmica das aulas com a turma realizada por meio de suporte a professora duramtes as aulas e antecedentes das provas, inicialmente propondo aulas em contra turnos aulas nos laboratórios e salas virtuais realizanndo um equilíbrio de horário entre a turma e o monitor, assim foram ultilizada para atender cada especificação de dúvidas. O uso do laboratório agregou de forma significativa pois reunia uma quantia significativa de alunos onde dividiam-se em equipes dialogavam e revesavam-se para realizar as práticas na qual se havia questões abertas sobre a conduta aplicada em cada manobras expostas, exemplo mobilização de ombro, e como diferenciar cada uma. As salas virtuais, exeplo o meet, vinculou o teórico com as práticas onde deu autonomias aos mesmo para executar de forma excelente as manobras neste caso era individual pois o fato da maioria trabalhava. Ademais, uma lógica modificavel para abranger as necessidades de todos tornou evidente pois horas vagas eram limitadas. Conclusão: Conclui-se que obteve o objetivo proposto, a captação do conteúdo foi de forma direta assim proporcionando a compreensão e o retorno observado no resultado das provas, no mais, a intervensao do monitor durnates as aulas teve benefícios devida a turma ser numerosa.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca