Introdução: A asma é uma enfermidade de baixa letalidade, porém com altos níveis de incidência que a torna um problema de saúde pública com muitos atendimentos nos serviços de saúde, principalmente na APS (Atenção Primária à Saúde). Diante disso a APS atua como coordenadora do cuidado sendo capaz de solucionar cerca de 80% das necessidades de saúde da população, ressaltando sua capacidade de realizar intervenções de enfermagem assistenciais de alta qualidade no controle da asma pediátrica. Objetivo: Compreender a partir da literatura científica como a enfermagem atua no controle da asma pediátrica. Método: Estudo de abordagem qualitativa do tipo revisão bibliográfica, realizada em abril de 2024. Foi realizado um levantamento de artigos em português, disponíveis na íntegra na base de dados da Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foi utilizado as palavras-chaves asma, pediatria e atenção primária à saúde, publicados de 2019 a 2024. Resultados: Inicialmente 10 artigos foram selecionados, mas apenas 04 foram analisados após critérios de inclusão e exclusão.Os autores classificam a asma pediátrica em leve, moderada e grave com abrangência na faixa etária de 0 a 9 anos e prevalência no sexo feminino. Os estudos mostraram que a asma pediátrica leva ao absenteísmo escolar e correlaciona estilo de vida com o tratamento e a autonomia dos pais frente ao cuidado. Os autores citam a enfermagem como promotora da qualidade de vida ao conscientizar crianças e familiares em entender a enfermidade no contexto da APS. Conclusão: Portanto, a doença asmática gera situações que exigem uma reorganização da dinâmica da família forçando mudanças no estilo vida sendo crucial a atuação dos profissionais de enfermagem no campo da atenção primária ao enfatizar os cuidados assistenciais à criança com asma.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca