Introdução: O tripé universitário preconiza atividades de pesquisa, ensino e extensão sendo estes fundamentais na formação profissional por aumentar o conhecimento técnico dos discentes. A monitoria acadêmica é uma experiência única para o aluno em formação, se encaixando como atividade que oportunidade o ensino aprendizado no enriquecimento da formação acadêmica do estudante. Neste exercício se faz necessário o envolvimento do discente com as disciplinas em seus mais complexos e essenciais objetivos aliado ao suporte pedagógico do docente. Assim, o presente trabalho visa relatar a experiência de estudantes de enfermagem na monitoria da disciplina de Enfermagem em Clínica I. Objetivo: Descrever a influência da monitoria acadêmica na formação de profissionais de enfermagem. Método: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo relato de experiência realizado na disciplina de Enfermagem em Clínica I, durante o semestre 2023.2 e 2024.1. As atividades foram executadas semanalmente pelas monitoras do 5º semestre durante as aulas do turno noturno de forma presencial com leitura de artigos, elaboração de casos clínicos e pesquisas bibliográficas. Resultados: Durante o andamento da disciplina, as monitoras atuaram como auxiliares do docente responsável ao lecionar os componentes curriculares obrigatórios na formação teórica e prática de conteúdos como: processos de Enfermagem, consulta de Enfermagem, necessidades humanas básicas, oxigenoterapia, curativos, segurança do paciente e assistência ao paciente e família no processo de morte e pós morte. As aulas práticas, desenvolvidas em laboratório, simularam ações realísticas de casos cotidianos da prática. Foram observados achados que afirmam a importância da monitoria na prática da disciplina, pois os alunos demonstraram situações de receio e ansiedade na execução de alguns procedimentos, como também estimularam melhoria das ações de segurança, destreza, seriedade e pensamento crítico na assistência prestada pelas monitoras. Conclusão: Portanto, é factível que a monitoria acadêmica é uma experiência enriquecedora e que, para além de somar horas extras, permitem novas experimentações de conhecimentos já adquiridos, fortalecendo a aprendizagem significativa e o saber dos enfermeiros em formação de modo que deve ser incentivada dentro do ambiente universitário.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca