INTRODUÇÃO: As anfetaminas são drogas sintéticas amplamente utilizadas, conhecidas por seus efeitos de aumento da atividade mental, atenção e energia. Inicialmente desenvolvidas para o tratamento de transtornos como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), essas substâncias são prescritas com cautela devido ao seu potencial de abuso. No entanto, o uso não médico tem sido observado entre estudantes universitários na busca de benefícios e melhor desempenho cognitivo durante os períodos de estudo. O abuso de drogas, seja ele de anfetaminas ou outras substâncias, é caracterizado pela dependência ou necessidade de uma substância, atividade ou relacionamento devido à satisfação imediata que proporciona. Muitas vezes, o abuso dessas substâncias pode levar o indivíduo a acreditar que não consegue mais funcionar ou viver sem elas, resultando em um consumo compulsivo e potencialmente prejudicial. Neste contexto, é fundamental compreender os efeitos, riscos e implicações do uso de anfetaminas no uso indevido e abusivo. Objetivo: Analisar na literatura estudos sobre o uso de anfetaminas entre estudantes de medicina. Método: Trata-se de uma revisão de literatura, na qual foi realizada uma busca utilizando os seguintes descritores: anfetaminas, abuso de anfetaminas, estudantes de medicina. Utilizou-se a plataforma de busca da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Inicialmente, foram encontrados 23 resultados, utilizando-se os filtros texto completo e publicações dos últimos 10 anos, obteve-se 3 artigos, os quais foram lidos e utilizados na integra na presente revisão. Resultados: Dois dos artigos analisados abordaram a preocupante tendência do uso de anfetaminas para aumentar a capacidade de assimilação, especialmente entre estudantes da área da saúde na América Latina. Esses estudantes apresentam um consumo significativamente maior sem prescrição médica, em comparação com outras carreiras universitárias e populares, motivados, pelo desejo de alcançar um rendimento acadêmico superior. Conclusão: A análise dos estudos sobre o uso de anfetaminas entre estudantes de medicina revelou uma realidade preocupante, destacando a tendência alarmante de consumo dessas substâncias para potencializar a capacidade de assimilação. A dependência e o consumo compulsivo de anfetaminas são reflexos do contexto de pressão e competição enfrentados por esses estudantes, que buscam meios rápidos de lidar com as demandas acadêmicas. No entanto, é crucial reconhecer os riscos associados ao uso não médico dessas drogas, incluindo os impactos negativos na saúde física e mental, além do potencial risco de desenvolvimento da dependência. Logo, torna-se imprescindível adotar medidas preventivas e educativas. É necessário promover a conscientização sobre os riscos do uso indevido de anfetaminas, oferecer suporte psicológico e educacional aos estudantes e incentivar a busca por alternativas saudáveis para o enfrentamento das exigências acadêmicas.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca