Este estudo aborda o impacto da fisioterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), através de uma revisão integrativa. O TEA é caracterizado por prejuízos na comunicação social e padrões de comportamentos restritos e repetitivos. A equipe multidisciplinar, incluindo fisioterapeutas, trabalha para minimizar os atrasos psicomotores dessas crianças. A revisão integrativa selecionou 9 artigos relevantes entre 58, destacando os benefícios da fisioterapia na melhora da coordenação motora, equilíbrio, concentração e estimulação sensorial. A psicomotricidade, parte da fisioterapia, visa educar e reeducar esses pacientes para um bom desenvolvimento psicomotor e qualidade de vida, além de trabalhar na estimulação sensorial, comunicação e interação social.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca