A atuação da fisioterapia na escoliose idiopatica de crianças e adolescente: relato de caso

  • Autor
  • Emilly Bomfim Albuquerque
  • Resumo
  • Segundo Freitas, Medeiro e Câmara (2020), existe um teste que é bastante utilizado para o diagnóstico da escoliose: o Teste de Adams, um recurso muito útil no diagnóstico da escoliose que pode ser empregado facilmente na triagem de crianças e adolescentes. A escoliose estrutural pode ser classificada também em escoliose idiopática, que é o tipo mais comum e sem causa conhecida. Já a escoliose congênita está presente desde o nascimento, sendo definida por problemas com a formação.  A escoliose neuromuscular, por sua vez, é causada por doença neurológica ou muscular.  E, por fim, a escoliose secundária tem como causa outras doenças (FERREIRA,2015). Diante   desse   cenário, a   presente   pesquisa tem   como   propósito   mostrar   a importância   da   fisioterapia   no   tratamento   para   escoliose   idiopática   em crianças e adolescentes.   Visa-se   identificaras   técnicas   fisioterapêuticas   que   apresentam maior eficácia   para   a   redução   e/ou   controle   da   escoliose   idiopática   do   público   infantil e adolescente, objetivando a melhora da  dor  e outros benefícios  na  qualidade  de  pacientes com essa patologiaObjetivo: Relatar sobre a atuação e a importância da fisioterapia em crianças e adolescentes que possuem escoliose idiopática. Metodologia: Trate-se de um relato de experiencia realizada na clínica escolapromovido pelos estagiários da disciplina estágio 1. Foi realizadoalgumas sessões fisioterapêuticas com analgesia, alongamento e fortalecimentoResultados: Ficou evidente que a fisioterapia tem um papel de suma importante nesse paciente, porque através da fisioterapia esses pacientepode voltar a fazer suas atividades do dia a dia. Os exercícios fisioterapêuticos são uma peça fundamental no tratamento eficiente da escoliose. Sua incorporação precoce, individualização e aplicação adequada são essenciais para alcançar resultados significativos na estabilização da curvatura e no bem-estar dos pacientes.Acreditamos no poder transformador dos exercícios fisioterapêuticos e em seu papel crucial como alternativa ao uso de órteses em determinados casos. Por meio de uma abordagem terapêutica personalizada, é possível ajudar os pacientes a viverem uma vida plena e ativa, mesmo diante dos desafios da escoliose. Conclusão: Portanto, podemos concluir que a  escoliose idiopática  é  muito comum  em  adolescentes.  E, para um  tratamento  eficaz,  é  preciso analisar  não  só  os exames, mas  também  fazer  uma  anamnese  criteriosa,  com testes  específicos,  cenário  no qual a atuação do fisioterapeuta se mostra fundamental. 

  • Palavras-chave
  • Fisioterapia; Estagiário; Escoliose.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • II Mostra Institucional de Estágios
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O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

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