Segundo Freitas, Medeiro e Câmara (2020), existe um teste que é bastante utilizado para o diagnóstico da escoliose: o Teste de Adams, um recurso muito útil no diagnóstico da escoliose que pode ser empregado facilmente na triagem de crianças e adolescentes. A escoliose estrutural pode ser classificada também em escoliose idiopática, que é o tipo mais comum e sem causa conhecida. Já a escoliose congênita está presente desde o nascimento, sendo definida por problemas com a formação. A escoliose neuromuscular, por sua vez, é causada por doença neurológica ou muscular. E, por fim, a escoliose secundária tem como causa outras doenças (FERREIRA,2015). Diante desse cenário, a presente pesquisa tem como propósito mostrar a importância da fisioterapia no tratamento para escoliose idiopática em crianças e adolescentes. Visa-se identificaras técnicas fisioterapêuticas que apresentam maior eficácia para a redução e/ou controle da escoliose idiopática do público infantil e adolescente, objetivando a melhora da dor e outros benefícios na qualidade de pacientes com essa patologiaObjetivo: Relatar sobre a atuação e a importância da fisioterapia em crianças e adolescentes que possuem escoliose idiopática. Metodologia: Trate-se de um relato de experiencia realizada na clínica escola, promovido pelos estagiários da disciplina estágio 1. Foi realizadoalgumas sessões fisioterapêuticas com analgesia, alongamento e fortalecimento. Resultados: Ficou evidente que a fisioterapia tem um papel de suma importante nesse paciente, porque através da fisioterapia esses pacientepode voltar a fazer suas atividades do dia a dia. Os exercícios fisioterapêuticos são uma peça fundamental no tratamento eficiente da escoliose. Sua incorporação precoce, individualização e aplicação adequada são essenciais para alcançar resultados significativos na estabilização da curvatura e no bem-estar dos pacientes.Acreditamos no poder transformador dos exercícios fisioterapêuticos e em seu papel crucial como alternativa ao uso de órteses em determinados casos. Por meio de uma abordagem terapêutica personalizada, é possível ajudar os pacientes a viverem uma vida plena e ativa, mesmo diante dos desafios da escoliose. Conclusão: Portanto, podemos concluir que a escoliose idiopática é muito comum em adolescentes. E, para um tratamento eficaz, é preciso analisar não só os exames, mas também fazer uma anamnese criteriosa, com testes específicos, cenário no qual a atuação do fisioterapeuta se mostra fundamental.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca