Introdução: Ao iniciar nossa vida acadêmica na instituição de Ensino, tivemos nosso primeiro contato com as disciplinas vigentes do 1º semestre, cheios de curiosidades e vontade de absorver todo o conteúdo que nos era ministrado, tecemos nosso primeiro contato com a extensão, uma metodologia de ensino que aborda a autonomia do discentes, onde podemos interligar a teoria com a prática. A partir da vivência em uma escola municipal foi possível perceber a dificuldade de adolescentes quanto ao acesso a informações direta, sem ser pela internet, sobre sexualidade disparando o interesse em realizar um momento de Educação em Saúde sobre a temática, ( Nogueira, Santos,Rodrigues, Lima, Lazarini, 2023). Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na aplicação de um jogo de tabuleiro sobre sexualidade. Método: Trata-se de um relato de experiência realizado durante extensão curricularizada da disciplina de Educação em Saúde no mês de novembro de 2023, em uma escola da rede municipal do município de Uruburetama – CE com XX jovens, através de um jogo didático com a finalidade de aprofundar as informações repassadas no momento de socialização.Resultados: A extensão foi realizada em um único dia com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental através da produção de um jogo de tabuleiro produzido de TNT com imagens relacionadas ao sexo seguro, métodos contraceptivos e gravidez na adolescência. A utilização dos símbolos permitiu que a discussão fosse direcionada de acordo com a escolha de cada jovem e após foi aplicado um quiz, de autoria própria da equipe, como tira dúvidas e fixação das informações explanadas.Conclusão: A execução da atividade de extensão universitária permitiu aos acadêmicos de enfermagem desenvolver o papel de protagonista no processo de ensino aprendizagem e na preparação do futuro enfermeiro, além de promover educação em saúde sobre uma temática relevante com interação da comunidade de adolescentes contribuindo positivamente para a promoção da saúde e melhora da qualidade de vida.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca