Introdução: A prevenção e melhora de doenças visando uma qualidade de vida melhor está diretamente interligada com a alimentação, o que torna necessária a presença de profissionais e futuros profissionais da área de nutrição atuando dentro das comunidades, contribuindo para a promoção da saúde da população. Durante a graduação, o projeto de extensão representa uma importante vertente, juntamente com o ensino e a pesquisa. Participar de um projeto implica diretamente no aprendizado e na construção de experiência dos universitários, ampliando seu conhecimento e auxiliando, com o serviço prestado, a sociedade e a comunidade no qual a instituição está inserida. Objetivo: Descrever a experiência do Projeto de Extensão na Clínica Escola do Centro Universitário Inta UNINTA campus Itapipoca. Método: Trata-se de um estudo com delineamento qualitativo de natureza descritiva, do tipo relato de experiência em prática das atividades de atendimento nutricional clínico com supervisão profissional, desenvolvida por acadêmicas do projeto de Extensão Clínica Escola no município de Itapipoca, Ceará, nos períodos 2023.1 e 2023.2. Materiais utilizados: fita métrica, adipômetro, balança e estadiômetro. Resultado: Os atendimentos foi realizados pelas as acadêmicas de nutrição em um consultório na clínica escola. O público atendido é composto por crianças, adolescentes, adultos e idosos, de ambos os sexos, com ou sem patologias. O projeto acarreta experiência para os graduandos, contato com público de todas as idades e patologias diversas. Contudo, nota-se que, devido à limitada quantidade de vagas, há pouca oportunidade de participação de mais acadêmicos interessados.O projeto além de propiciar a prática da teoria que é apresentada em sala de aula, desenvolve um papel social de extrema relevância, tendo em vista a população que necessita e busca o serviço para uma maior qualidade de vida. O projeto fez-se essencial no aprendizado e no ganho de experiência de prática clínica e atenção individualista aos pacientes. CONCLUSÃO: Partindo da vivência relatada, destaca-se a importância da paciente dos universitários em projetos de extensão. Os resultados demonstram os impactos positivos da vivência da extensão na formação dos estudantes, deixando evidente os benefícios já adquiridos com a participação dos mesmos
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca