QUIZ INTERATIVO SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E NUTRIÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • José Fernando Abreu Martins Filho
  • Co-autores
  • Carlos Augusto Correia Cunha , Yvilla Xavier Rodrigues , Maria Luemila Alves de Sousa , João Pedro Soares Braga , Juliana Braga Rodrigues de Castro
  • Resumo
  • Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta a forma como uma pessoa se comunica, interage e percebe o mundo ao seu redor. Uma das características comuns do TEA é a seletividade alimentar, onde as pessoas podem apresentar preferências e aversões alimentares muito específicas. Apesar desses desafios, a nutrição desempenha um papel fundamental no bem-estar geral dos indivíduos com TEA. Uma alimentação saudável e equilibrada pode ajudar a melhorar a saúde física e mental, além de apoiar o desenvolvimento cognitivo e o funcionamento diário. Através de um quiz interativo, teremos a oportunidade de aprender mais sobre o TEA e a importância da nutrição para essa parcela da população. Assim, podemos explorar aspectos relacionados à alimentação de pessoas com TEA e descobrir excelentes dicas para promover uma alimentação adequada. Objetivo: Apresentar uma ação de educação em saúde que buscou fornecer informações educativas, lúdicas e acessíveis, além de incentivo à reflexão e à conscientização sobre a importância da nutrição no contexto do TEA (Transtorno do Espectro Autista). Método: Trata-se de um relato de experiência sobre uma ação educativa, realizada por alunos extensionistas do curso de Nutrição do Centro Universitário Inta UNINTA Campus Itapipoca, dos projetos de extensão Uninta na Comunidade e Nutrindo Saberes, no corredor de entrada da instituição, sendo o público alvo a comunidade acadêmica, que buscou apresentar através de uma ação lúdica com um jogo de perguntas, e a utilização de uma roleta com cores variadas, a partir da cor sorteada, liam um cartão com a respectiva cor e liam a pergunta descrita e os extensionistas respondiam e complementavam as respostas. Todas as perguntas eram relacionadas ao TEA, seletividade alimentar e nutrição, previamente elaborados pelos extensionistas. Resultados: Houve uma boa participação de acadêmicos, de vários cursos da instituição, onde houve uma troca de saberes, garantindo a interdisciplinaridade, fornecendo um maior entendimento sobre o público TEA, como a seletividade alimentar é uma característica comum nessas pessoas, exigindo uma abordagem cuidadosa e interprofissional para promover uma alimentação mais equilibrada e saudável. Conclusão: Essas ações de educação em saúde são importantes, pois permitem uma troca de conteúdos e um aprendizado mútuo de forma interdisciplinar, visando promover a construção de um cuidado integral associando todos os saberes em prol da qualidade de vida dos indivíduos acompanhados, além de promover um processo de integração entre os diversos cursos presentes na Instituição.

    Referências:

     

    DIA, A. EM. Seletividade alimentar no autismo: dicas de como lidar. Disponível em: <https://www.autismoemdia.com.br/blog/seletividade-alimentar-autismo/>. Acesso em: 28 apr. 2024.

    SAMPAIO, A. B. DE M. et al.. Seletividade alimentar: uma abordagem nutricional. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 62, n. 2, p. 164–170, abr. 2013.

    SUETAKE, V. A. A importância da nutrição na vida de pessoas com autismo. Disponível em: <https://farmaciaestrela.com.br/a-importancia-da-nutricao-na-vida-de-pessoas-com-autismo/>. Acesso em: 28 apr. 2024.

  • Palavras-chave
  • Transtorno do Espectro Autista; Seletividade Alimentar; Nutrição;
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • II Mostra de Extensão
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O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

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