Introdução: Em Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) a garantia de qualidade e segurança dos alimentos está diretamente ligada à adequada execução do trabalho do manipulador, fazendo-se indispensável a aplicação de treinamentos para a correção das deficiências, devendo estes serem práticos e objetivos, com o uso de diferentes metodologias e recursos didáticos a fim de facilitar o entendimento desse público sobre a importância de estar bem capacitado para as demandas do ambiente de trabalho. Objetivo: Relatar a experiência de um treinamento sobre higienização e postura para os colaboradores de uma UAN. Método: Trata-se de um relato de experiência de um treinamento em uma UAN hospitalar realizado por discentes do Curso de Nutrição durante o estágio curricular de Gestão em Serviços de Alimentação e Nutrição de um centro universitário particular em Itapipoca, Ceará. Resultados: A experiência se deu por meio de um treinamento e abordou as seguintes temáticas: higienização de instalações e equipamentos e atendimento aos clientes e/ou comensais da UAN, com o intuito de garantir a qualidade no ambiente de trabalho e condições higiênico-sanitárias adequadas. O treinamento teve duração de 60 minutos em um auditório com 20 colaboradores da UAN, no dia 27 de março de 2024. Utilizou-se para o momento, slides com conteúdo embasado no Manual de Boas Práticas e nos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs). Após a apresentação, como forma de avaliação foram elaboradas perguntas de acordo com situações problemas relacionados ao cotidiano do próprio serviço de alimentação e nutrição. Os colaboradores escolheram os itens que julgaram como correto de acordo com o que foi explanado durante o treinamento. Ao todo foram lançadas cinco problematizações em forma de pergunta, com respostas subjetivas na qual houve 100% de êxito nas respostas. Observou-se também a curto prazo as mudanças de comportamento dos colaboradores perante os temas abordados após a capacitação. Conclusão: Ressalta-se a importância dos treinamentos de capacitação para colaboradores de unidades de alimentação coletiva e o cumprimento da periodicidade, pois aprimora as competências técnicas e comportamentais dos funcionários e melhora a prestação dos serviços prestados e a segurança à alimentação produzida.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca