Introdução: Nos últimos anos, o Brasil testemunhou uma expansão notável do consumo da cultura pop japonesa, abraçando elementos que vão desde animações e quadrinhos até aspectos mais profundos como religião e culinária. Esta influência tem raízes profundas, remontandoas décadas passadas, nas quais clássicos como "Dragon Ball" e "Cavaleiros do Zodíaco" conquistaram a atenção de uma geração emergente. Contudo, o fenômeno vai além do entretenimento, penetrando nas nuances da psiquê adolescente e moldando a identidade e as interações sociais. Nesta era de conectividade global, o Japão emergiu como um farol da cultura pop, impulsionado por iniciativas governamentais como o "Escritório de Promoção de Indústrias Criativas". A disseminação da cultura "kawaii" encontra solo fértil no Brasil, personificada por embaixadoras como Akemi Matsuda, que catalisam essa paixão crescente. Objetivo: Esse trabalho tem como objetivo compreender o que a literatura científica apresenta sobre os impactos psicossociais do consumo da cultura pop japonesa na juventude brasileira. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório, operado por meio de uma Revisão Narrativa. Os descritores utilizados foram: animes; mangás, cultura japonesa; juventude; Brasil. A busca ocorreu em março de 2024, considerando os últimos dez anos (2014-2024). Resultados: Foram selecionados três artigos. Animes e mangás frequentemente exploram temas complexos e emocionais que ressoam com o público, tais como: Emoções e Identificação; Imaginação e Criatividade; Educação e Desenvolvimento Social; A cultura pop japonesa, especialmente através de animes e mangás, temexercido um impacto significativo no Brasil. O Brasil viu o surgimento de uma subcultura otaku (otaku é a nomenclatura dada aos fãs de anime e mangás) dedicada, com fãs apaixonados por animes e mangás que frequentam convenções, participam de cosplaye consomem uma variedade de produtos relacionados. Essa subcultura crioucomunidades que compartilham não apenas um gosto por entretenimento, mas tambémvalores e perspectivas influenciadas por essas narrativas. Conclusão: Esperamos que, com esse trabalho, possamos contribuir com a compreensão de como essas narrativas visuais podem influenciar modos de expressão cultural, subjetivação e comportamentos na atualidade.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca