Introdução: A saúde mental é uma parte essencial do bem-estar geral das pessoas, e a conscientização sobre ela é fundamental para prevenir e tratar problemas psicológicos. Transtornos mentais afetam milhões de pessoas em todo o mundo, e a detecção precoce e o tratamento adequado podem melhorar significativamente a qualidade de vida dos indivíduos. No entanto, o estigma e a falta de compreensão ainda cercam as questões de saúde mental, tornando importante educar e promover a conscientização sobre esse tema. Objetivo: Promover a conscientização e reduzir o estigma em relação aos transtornos mentais na comunidade escolar. Metodologia: Este é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, conduzido durante o mês de outubro de 2022, em uma escola de ensino médio localizado na cidade de Itapipoca Ce. A ação ocorreu durante uma palestra interativa com a presença de 5 estudantes de Enfermagem e a participação de 29 adolescentes da escola Anastácio Alves. Foram abordados temas como o reconhecimento dos sinais de problemas de saúde mental, estratégias de autocuidado e a importância de buscar ajuda profissional quando necessário. Resultados: Durante a palestra, houve uma troca significativa de experiências e conhecimentos entre os acadêmicos e os participantes, proporcionando um ambiente de aprendizado mútuo. Observou-se que muitos participantes relataram uma maior compreensão sobre questões de saúde mental e expressaram interesse em buscar apoio quando necessário. Além disso, ficou evidente a necessidade de ampliar as iniciativas de promoção da saúde mental, especialmente em comunidades vulneráveis e entre grupos de maior risco. Conclusão: Com base na experiência compartilhada, fica claro que há uma demanda crescente por educação e conscientização sobre saúde mental. Observou-se que os alunos conseguiram compreender bem a temática e tirar suas dúvidas sobre os transtornos mentais.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca