Introdução: O estudo de caso é uma poderosa ferramenta de ensino que oferece uma abordagem prática e contextualizada para o aprendizado. Ao apresentar situações reais ou fictícias que demandam análise e resolução de problemas, ele estimula os estudantes a aplicarem o conhecimento teórico em contextos do mundo real. Esta ferramenta de ensino tem uma das grandes potencialidades de promover o pensamento crítico e analítico. No contexto da iniciação à docência, os monitores têm a oportunidade de desenvolver habilidades de liderança, comunicação e ensino, preparando-os para futuras carreiras como educadores. Objetivo: Apresentar os impactos da intervenção do aluno monitor em uma disciplina do curso de Nutrição, avaliando os benefícios para os alunos participantes e as contribuições para o desenvolvimento do monitor. Método: Trata-se de um estudo realizado por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando-se como principal técnica de coleta de dados o relato de experiência de uma monitora do curso de Nutrição durante o primeiro semestre letivo. Nesse período, foram registradas as interações do monitor com os alunos, a sua importância em sala de aula e auxílio ao professor, identificando seus principais aprendizados e potencialidades do estudo de caso como ferramenta de ensino. Foram realizados cinco (5) estudos de caso com seis (6) questões cada, com relação aos assuntos: Leis da Alimentação e Funções dos nutrientes no organismo, aprendidos durante em sala de aula com os alunos de Nutrição do 1º semestre da disciplina de Introdução a Nutrição, afim de identificar seu aprendizado sobre a disciplina. Resultados: A experiência do estudo de caso possibilitou aos estudantes a sensação de vivenciar cenários reais aplicando os conceitos aprendidos em sala de aula, permitindo então uma maior fixação do conteúdo. O estudo de caso buscou apresentar para os alunos do 1º semestre, desafios complexos do campo da saúde, promovendo o desenvolvimento de habilidades práticas, críticas e de colaboração. Os alunos puderam compreender como essa atividade é essencial para sua formação acadêmica e profissional como futuros nutricionistas. Para mim, essa experiência ampliou minha compreensão na disciplina, ao mesmo tempo em que impulsionou o desenvolvimento de habilidades de comunicação, liderança e didática, despertando o interesse pela docência como um futuro caminho profissional. Para os alunos monitorados, a minha presença criou um ambiente de aprendizagem enriquecedor e colaborativo, fornecendo um apoio extra à compreensão dos conteúdos, além de servir como ponte entre aluno e professor. Na perspectiva do docente, a monitoria representou uma importante ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, permitindo uma melhor condução do conteúdo e maior acompanhamento individualizado dos alunos. Conclusão: Fica evidente que o estudo de caso é uma valiosa ferramenta de ensino para que os alunos não apenas absorvam conhecimento, mas também se transformem em pensadores críticos e colaboradores eficazes, preparando-os para desafios reais. Além de proporcionar ao monitor uma vivência prática da docência, e incentivar o desenvolvimento de habilidades relacionadas à pesquisa e produção científica.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca