Introdução: Ao longo do tempo, a concepção predominante atribuía às mulheres a principal responsabilidade pela criação dos filhos, fundamentada na suposta superioridade materna e no papel do pai como mero provedor e protetor. Embora esse paradigma esteja gradualmente sendo questionado, persiste na contemporaneidade, impondo uma sobrecarga de tarefas às mulheres que, além de mães, também integram o mercado de trabalho. Este contexto tem impulsionado uma revisão do papel masculino na sociedade. À medida que as mulheres buscam autonomia e liberdade, afastando-se das tradicionais funções domésticas, surge a necessidade de uma distribuição equitativa de responsabilidades na criação dos filhos, com os homens adotando uma postura mais participativa no ambiente doméstico. Isso evidencia a importância da presença paterna na vida da criança e da mãe, rumo à conquista da igualdade de gênero. Objetivo: Compreender e difundir conhecimentos sobre a prática da paternidade ativa desde a concepção até a vida adulta do filho, enfocando a responsabilidade do pai em assistir, criar, educar e interagir de forma participativa, acessível e responsável. Método: Este estudo adota uma abordagem descritiva, apresentando-se como um relato de experiência. As ações foram conduzidas na fábrica DASS, localizada em Itapipoca, CE, e a amostra consistiu em funcionários da empresa que tinham interesse em se tornar pais, já eram pais ou demonstraram interesse no tema da paternidade ativa. Para a realização das atividades, foram empregados métodos teóricos, que incluíram uma palestra e a distribuição de panfletos abordando os principais pontos da paternidade ativa, destacando o envolvimento do homem nos cuidados com a parceira e a criança. Além disso, foi utilizado um método prático que consistiu na utilização de uma melancia para simular a barriga de uma gestante. Durante essa simulação, um participante voluntário foi auxiliado na colocação da "barriga falsa de melancia", envolta em plástico filme, para proporcionar uma experiência mais realista e interativa. Resultados: O público-alvo das ações foi composto por 14 trabalhadores da fábrica DASS, todos do sexo masculino. Após as atividades educativas, observou-se uma maior conscientização sobre a importância da paternidade ativa e da participação constante do pai nos cuidados com os filhos. Isso resultou em uma percepção de figura paterna menos distanciada das necessidades da família, proporcionando melhores condições para expressar afetividade por meio do cuidado físico e emocional com a parceira e com os filhos. Conclusão: Podemos concluir que a prática da paternidade ativa desempenha um papel fundamental no apoio à saúde física e psicológica da mãe, no bem-estar e desenvolvimento da criança e no crescimento pessoal dos pais. Este trabalho de extensão possibilitou que o público masculino compreendesse melhor o trabalho e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na criação dos filhos, destacando a importância da conscientização sobre a paternidade ativa. Isso, por sua vez, beneficia o cuidado com os filhos e fortalece o papel social dos homens diante de sua responsabilidade parental.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca