Introdução: A Semiologia na fisioterapia engloba o estudo e a aplicação de técnicas para identificar sinais e sintomas por meio da minuciosa observação, avaliação e análise do paciente. Esse processo compreende desde a realização da anamnese até a definição do plano de tratamento mais adequado para o paciente, levando em consideração suas condições clínicas e necessidades específicas. Os monitores desempenham um papel fundamental nesse contexto, atuando como facilitadores em sala de aula. Suas responsabilidades incluem oferecer suporte aos demais estudantes, auxiliando-os no processo de aprendizagem, esclarecendo dúvidas e promovendo a revisão dos conteúdos abordados. Dessa forma, contribuem para o aprimoramento do entendimento do conteúdo e o consequente melhor desempenho dos estudantes ao longo do curso. Objetivo: Relatar a experiência de dois monitores na vivência da semiologia da dor lombar. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado na disciplina de Semiologia e Semiotécnica, ministrada no 5º semestre, sob a orientação da professora mestra Clara Wirgínia de Queiroz Moura, com o apoio dos monitores Wesley Rodrigues JKL e Tamara da Costa Teixeira. As atividades ocorreram no início do semestre de 2024.1, estendendo-se até o dia 26 de abril de 2024. Neste relato, serão expostos os momentos desenvolvidos em sala de aula, assim como os momentos externos de monitoria. Resultados: Os monitores vivenciaram as atividades por meio da monitoria da disciplina de semiologia e semiotécnica, do curso de fisioterapia da turma do 5 semestre. As aulas práticas foram realizadas nos laboratórios do Centro Universitário Inta (UNINTA) campus Itapipoca. No primeiro momento, houve o repasse de casos clínicos pelo professor para os discentes, a fim de estimular o debate e o conhecimento necessário para a realização dos procedimentos de palpação e supervisão, onde, no primeiro momento foi realizado entre si. Em seguida, foi realizado uma autoavaliação, que foi possível identificar que muitos estudantes apresentavam disfunções lombares e principalmente com dores intensas, dificultando o processo de estudo, trabalho e toda sua potencialidade acadêmica. Na realização dos testes, avaliamos que os maiores índices de dores lombares, foram identificados por meio dos testes de Laseg e Slump Test. Conclusão: Logo, observamos que, os discentes submetidos aos testes nas aulas práticas, manifestaram dor lombar. Portanto, é um achado significativo, que merece atenção e reflexão, ressaltando a importância de se abordar de forma adequada e preventiva a saúde musculoesquelética dos estudantes de fisioterapia, especialmente considerando o potencial impacto dessas dores na qualidade de vida e no desempenho acadêmico, visando orientar os estudantes sobre posturas corretas, alongamento ativo e passivo, técnicas de ergonomia, exercícios de mobilidade e práticas de autocuidado para minimizar o risco de lesões e desconfortos.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca