PROJETO DE EXTENSÃO “SER AFETO”: TECENDO SABERES E LINHAS DE CUIDADO AO FAMILIAR CUIDADOR

  • Autor
  • JOÃO WAGNER FERREIRA LIMA
  • Co-autores
  • LARISSA GUIA DE LIMA , CECÍLIA PAIXÃO DO NASCIMENTO , ROCHELLY RODRIGUES HOLANDA
  • Resumo
  •  

    Introdução: A sobrecarga de cuidadores de pessoas com patologias crônicas é descrita como uma perturbação resultante do lidar com a dependência física e a incapacidade mental do indivíduo alvo da atenção e dos cuidados. Ao assumir o papel de tutor, cuidador ou responsável pelo bem-estar e prestação de cuidados a um familiar dependente, o familiar fica sujeito a tensão e a agentes estressores, mas também a ganhos, tais como sentir satisfação e bem-estar pelo que pode proporcionar a seu familiar. Pensando na sobrecarga que o ato de cuidar de crianças neuroatípicas pode ter e em uma dinâmica de cuidado que é intensa e constante, quem assume o papel de cuidado do familiar cuidador? Tal questionamento orienta a preocupação em delinear formas de cuidado elaboradas por meio do cuidado psicológico para garantir que aqueles que dedicam suas vidas ao bem-estar dessas crianças também recebam o suporte e a atenção de que precisam para manter sua própria saúde mental e emocional. Objetivo: O objetivo deste trabalho é relatar os impactos acadêmicos da experiência discente sobre a elaboração e execução das atividades de extensão voltadas ao cuidado ao familiar cuidador de crianças neuroatípicas em nossa formação. Método: O Projeto de extensão “Ser afeto”: Tecendo saberes e linhas de cuidado ao familiar cuidador tem como proposta o acompanhamento de familiares cuidadores de crianças neuroatípicas acompanhadas em um espaço público de atendimento especializado à crianças neuroatípicas, localizado em Itapipoca – CE. O início das atividades ocorrerá em maio de 2024. A construção da proposta está em andamento e é fundamentada a educação popular em saúde, enquanto processo de ensino-aprendizagem que visa a promoção da saúde por meio de uma equipe de extensionistas-mediadores preparados para propor estratégias, no intuito de oferecer caminhos que possibilitem transformações nas pessoas/ comunidades em função do fortalecimento de redes de apoio, cuidado e autonomia para os participantes da proposta. Resultados: A sobrecarga de cuidadores procede de tarefas decorrentes do papel de cuidar e em mudanças cometidas em sua vida social e profissional. Diante disso e da crescente conscientização sobre as condições neuroatípicas, como o autismo, síndrome de Down, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), entre outras, tem gerado uma demanda cada vez maior por cuidados especializados. A análise das construções coletivas elaboradas em campo será conduzida por meio da problematização sobre os desafios enfrentados, as estratégias de enfrentamento adotadas e as intervenções de apoio disponíveis aos cuidadores das crianças atendidas pela instituição. Conclusão: Pretendemos que esse trabalho contribua ao campo da saúde, em especial àqueles envolvidos na formulação de políticas públicas de saúde, observando que o suporte concedido deve se voltar ao cuidado e apoio às crianças neuroatípicas e seus cuidadores. Sendo possível observar fatores estressores que possam impactar a vida dos cuidadores dessas crianças e discutir estratégia de autocuidado que possam reduzir a sobrecarga presente na vida dessas pessoas. Assim, este projeto visa contribuir com a expansão de programas educacionais que proporcionem conforto emocional com foco no manejo do estresse e das emoções visando o bem-estar em saúde familiar.

  • Palavras-chave
  • Cuidadores, TEA, Sobrecarga e Qualidade de Vida.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I Mostra Científica de Pesquisa
Voltar Download

O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

  1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS
    • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
    • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais de todos os cursos tanto do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
    • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
    • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
    • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior(orientador). Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
    • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

  • II Mostra Institucional de Estágios
  • IV Mostra de Monitoria
  • II Mostra de Extensão
  • I Mostra Científica de Pesquisa

Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca

Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca