EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO EM SAÚDE DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

  • Autor
  • Karlla Érika dos Santos Pequeno
  • Co-autores
  • Maria Ymara Alves de Castro , Maria Luziane da Silva Ávila , Maria Sinara Farias
  • Resumo
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    Introdução: A enfermagem é uma ciência cujo propósito é proteger, promover e restaurar a saúde, e prevenir doenças por meio da prática de educação em saúde, não se limitando apenas a assistência hospitalar. Nessa perspectiva a promoção da saúde visa garantir a igualdade de oportunidades e proporcionar aos indivíduos e às comunidades os meios para compreender e controlar os fatores que determinam a sua saúde. Seus principais objetivos incluem a promoção de um ambiente que saudável e acesso à informação por meio da educação em saúde, desenvolvendo competências para uma vida saudável e reestruturação dos serviços de saúde.  Objetivo: identificar na literatura as estratégias de educação em saúde direcionada à pessoas com adoecimento cardiovascular.  Método: Trata-se de um estudo bibliográfico, em que as buscas foram realizadas em abril de 2024 e foi utilizado as seguintes bases de dados, LILACS, MEDILINE/PUBMED, BDENF através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e pela plataforma Scientific Electronic Library Oline (Scielo), foram incluídas publicações que abordassem sobre estratégias de educação em saúde para pessoas com adoecimento cardiovascular, artigos disponíveis eletronicamente, nos idiomas inglês, espanhol e/ou português. Foram excluídos artigos duplicados, editoriais e artigos de reflexão. Os descritores abordados foram:  “Atenção Primária” AND “Educação em Saúde” AND “Doenças Cardiovasculares”, combinados pelos operadores booleanos “AND” OU “OR” e adaptados conforme as bases de dados. Foram encontrados 201 artigos e destes 3 artigos foram selecionados para construção da pesquisa. Resultados: As diversidades de métodos educativos na saúde proporcionam uma mudança de paradigma na prevenção, controle e tratamento de doenças crônicas, sejam elas infecciosas ou não. No contexto das doenças crônicas não transmissíveis, essas práticas possibilitam a disseminação de conhecimentos às pessoas, a troca de experiências e a busca por novas formas de cuidado. Com isso é possível observar a importância de sempre estar reforçando os cuidados necessários a promoção de saúde e prevenção de agravos a doenças cardiovasculares. Uma estratégia bastante eficaz é prover na rotina da Unidade Básica de Saúde a elaboração de educação em saúde abordando sobre essa temática de forma dinâmica e participativa elaborando quiz de perguntas e respostas, jogos e responder quaisquer dúvidas que surgir na abordagem, possibilitando assim que o paciente tenha uma percepção clara e adequada sobre sua saúde e incentivando na adoção de mudanças de atitudes e comportamentos que venham comprometer sua qualidade de vida. Conclusão: A educação em saúde é propícia à desalienação, à transformação e à libertação dos indivíduos, permitindo ao doente refletir e perceber a saúde de forma mais abrangente, ou seja, como um direito social. Portanto, incentiva os indivíduos a se envolverem em atividades educativas que os estimulem a assumir uma postura ativa relacionada ao cuidado. Embora a educação em saúde possa refletir e perceber o estado de saúde de uma pessoa, a adesão ao tratamento parece ser um fator complicador. Esta abordagem visa não apenas informar, mas também capacitar indivíduos e comunidades para adotarem estilos de vida saudáveis que possam minimizar os fatores de risco associados às DCV.

     

  • Palavras-chave
  • Atenção Primária; Educação em Saúde; Doenças Cardiovasculares.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I Mostra Científica de Pesquisa
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O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

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