Introdução: Os profissionais de enfermagem ao admitir a gestante no ambiente hospitalar para o parto, algumas fragilidades são identificadas e demonstram o comprometimento dessa atenção sobre a qualidade, em destaque a demora no atendimento, principalmente por falta de pessoal adequado, podendo ter serias consequências, como falta de comunicação entre um departamento e outro, resultando em informações desencontradas. Objetivo: Identificar na literatura as fragilidades da gestão em enfermagem no atendimento a gestante durante o seu ingresso no hospital para o parto. Método: Trata-se de um estudo de Revisão Integrativa de Literatura para alcance do objetivo final desta pesquisa. Encontraram-se 106 artigos nas bases de dados MEDLINE 17; LILACS 63; BDENF 26 os quais foram submetidos à leitura de títulos e resumos, com objetivo de definir a busca. Destes, foram excluídos 55 artigos que não demostram contexto de gestão hospitalar, 5 estudos envolveram estudantes de outros cursos, 18 estudos estavam indisponíveis, 15 estudos de revisão, estudos focaram em outros profissionais, 2 estudos focaram na segurança do paciente, 7 estudos focaram na estratégia saúde da família. A exposição final consistiu em 6 estudos. Resultados e discussão: A abordagem humanizada na enfermagem é essencial para estabelecer confiança e apoio, promovendo uma comunicação eficaz entre os profissionais de enfermagem, as mães e suas famílias. Ao ouvir atentamente e comunicar de forma clara, os enfermeiros podem reduzir o estresse associado ao parto e fortalecer os laços familiares, contribuindo para um ambiente acolhedor e respeitoso. Essa prática centrada no paciente, que valoriza a empatia e o respeito mútuo, não só promove um cuidado mais eficiente, mas também fortalece o vínculo entre mãe e bebê, facilitando uma transição suave para a maternidade e promovendo um desenvolvimento saudável, reconhecendo a dimensão emocional da experiência da maternidade. Conclusão: Os resultados do estudo evidenciam a presença do profissional enfermeiro nos três momentos cruciais: pré-natal, parto e puerpério, com uma atuação focalizada nos aspectos biológicos da saúde da mulher. Contudo, essa abordagem restrita pode comprometer a efetividade do cuidado integral ao não abordar plenamente as múltiplas facetas que permeiam o processo saúde-doença.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca